Quimicas

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
Objetivo
Estudo da volumetria de neutralização.
Introdução
A analise volumétrica, ou titulometria consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamenteconhecida, necessária para reagir quantitativamente cm outra solução, cuja concentração quer se determinar.
A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação quedetermina o volume de solução padrão necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.
Quando a quantidade de sustância cuja concentração quer se determinar e a quantidade desolução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o PONTO DE EQUIVALÊNCIA (ou ponto final teórico).
Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do P.E. pode servir, emprincipio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um reagente auxiliar ou INDICADOR, capaz de produzir mudança de coloração quando a reação secompletou. O ponto em que isso acontece é chamado PONTO FINAL. O P.E. e o P.F. não coincidem necessariamente. A diferença entre eles é chamada ERRO DE TITULAÇÃO, o qual pode ser determinadoexperimentalmente.
Ao padronizar uma solução, você estará determinando a sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Chamemos este valor de fc. Antes da padronização, a sua soluçãoestava rotulada com a concentração que você deseja prepará-la; que chamamos de NT. A concentração real da solução é definida pelo produto:

Onde: fc =

NR = normalidade real da solução
fc = fator decorreção
NT = normalidade teórica





Material
Balança Analítica
Funil
Bureta
Pesa-filtro
Espátula
Papel Absorvente
Erlenmeyer
Pisseta
Reagentes
Solução de NaOH 0,1 N
Biftalato depotássio
Fenolftaleína
Procedimento
a) Pese por adição, com precisão de 0,0001g, entre 0,25g a 0,30g de biftalato de potássio.
b) Transfira esta massa para um erlenmeyer juntamente com 50 mL de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!