Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de química analítica - Volumetria ácido-base ? Determinação do teor de Mg (OH) 2 em Leite de Magnésia por...
Nosso Trabalho consiste em determinar o Teor do Hidróxido de Magnésio em Leite de magnésia. Leite de magnésia é a suspensão (solução) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água Sua ação laxante deve-se à reação dela com o Ácido clorídrico do suco gástrico , formando cloreto demagnésio - MgCl2 - que é deliqüescente, ou seja, absorve muita umidade, chegando até mesmo a se dissolver na água absorvida do meio. Desse modo, lubrifica-se os intestinos, neutralizando a prisão de ventre. A titulação do Mg(OH)2 deve ser feita de maneira indireta, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de quivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimentoadotado é fazer com que a eação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como retrotitulação ou titulação de retorno. A detecção doponto final, ponto de equivalência ou ponto estequiométrico pode ser detectado comumente pelos indicadores ácido-base. Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (viragem) característico. A cor do indicador depende do pH do meio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Química
QUI0351 - Química Analítica II
TÍTULO DOEXPERIMENTO: Volumetria ácido-base – Determinação do teor de Mg(OH)2 em Leite de Magnésia por Titulação indireta. |
DATA DA REALIZAÇÃO: 07 de Outubro de 2008 |
TURMA: 35M56 | PROF. RESPONSÁVEL: |
ALUNO: | | NOTA DO GRUPO |
ALUNA: | | |
ALUNO: | | |
NATAL, 10 de outubro de 2008
1 – INTRODUÇÃO
Nosso Trabalho consiste em determinar o Teor do Hidróxido de Magnésio em Leite demagnésia. Leite de magnésia é a suspensão (solução) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água Sua ação laxante deve-se à reação dela com o Ácido clorídrico do suco gástrico , formando cloreto de magnésio - MgCl2 - que é deliqüescente, ou seja, absorve muita umidade, chegando até mesmo a se dissolver na água absorvida do meio. Desse modo, lubrifica-se os intestinos, neutralizando a prisão de ventre.
Atitulação do Mg(OH)2 deve ser feita de maneira indireta, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de quivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a eação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido étitulado com uma solução-padrão básica secundária. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como retrotitulação ou titulação de retorno.
A detecção do ponto final, ponto de equivalência ou ponto estequiométrico pode ser detectado comumente pelos indicadores ácido-base. Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (viragem) característico. A cor doindicador depende do pH do meio.
2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAIS E REAGENTES
* Água destilada
* Balão volumétrico
* Becker
* Proveta
* Erlenmeyer
* Fenolftaleína
* Pipeta de pasteur
* Pisseta
* Leite de Magnésia (1200mg/15ml)
* Solução 0,1M de Ácido Clorídrico
* Solução de Hidróxido de Sódio 0,1M
PARTE EXPERIMENTAL
Para a realização doexperimento, inicialmente agita-se o leite de Magnésia até formar uma emulsão bem homogênea. Toma-se um elenmeyer de 125ml na balança e tara, em seguida, com o auxílio de uma pipeta de pasteur, adiciona-se cerca de 0,5g da emulsão ao erlenmeyer e anota-se a massa adicionada.
Adiciona-se 15ml de solução de HCl 0,1M preparada e padronizada e 3 gotas de fenolftaleína à emulsão.
Enche a bureta com...
tracking img