Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESTILAÇÃO SIMPLES

Para que serve?
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo.

Qual a importância?
É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes.

Como funciona?
A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentadopor uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador. O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou Erlenmeyer.

Figura 001


A Figura 001 ilustra um aparelho dedestilação simples.

Balão de Destilação
A solução a ser destilada é aquecida no balão de destilação Figura 002. Aumentando-se a temperatura da solução, esta chega à ebulição, e o vapor é forçado a passar pelo condensador. Dentro do balão são adicionadas algumas pedrinhas de porcelana, que, devido à alta porosidade fornecem uma grande superfície de contado para as pequenas bolhas que se formam nasolução, controlando-as, evitando um excesso de turbulência na ebulição.
Figura 002 é a ilustração de um balão de destilação


Condensador 
O condensador (Figura 003) é um tubo de vidro cercado por um fluxo contínuo de águatermostatizada (. O vapor, vindo do balão, entra em contato com as paredes frias do condensador e condensa. O líquido é, então, recolhido o recipiente. Este líquido é chamado destilado, e o líquido remanescente no balão é chamado resíduo de destilação.

Figura 003 é a ilustração
de um condensador.

Uma Curiosidade

A primeira tarefa da destilação simples é colocar a mistura no balão e ligar o sistemade refrigeração. É aconselhável colocar pequenos fragmentos de porcelana porosa dentro da mistura, pois quando aquecida, ela desprende bolhas de ar que agitam e distribuem regularmente o calor pela mistura. Com o aquecimento, a temperatura aumenta até atingir o ponto de ebulição de um dos líquidos da mistura. Aí se mantém constante enquanto durar a ebulição. O vapor do líquido sobe pelo tubo eatinge o refrigerador, condensando-se e caindo no balão de recolhimento.

Quais as diferentes formas de destilação?

Destilação fracionada:
Consiste em separar misturas voláteis de dois ou mais líquidos de diferentes pontos de ebulição. Exemplo: refinamento de petróleo. A coluna de fracionamento utilizada nessa destilação é utilizada para reduzir o número de destilações necessárias para umaseparação razoavelmente completa de dois líquidos. Onde sua eficiência está relacionada tanto a sua altura (equivalente por prato teórico) quanto sua construção interna. Defina-se prato teórico como seção de uma coluna de destilação de um tamanho tal que o vapor esteja em equilíbrio com o líquido; onde o vapor que deixa o “prato” possui a mesma composição que o vapor que entra.

Destilação avácuo:
É uma destilação realizada sob pressão reduzida, que conseqüentemente reduz o ponto de ebulição da substância a ser destilada em relação ao ponto de ebulição de uma destilação simples. É uma destilação muito usada em indústrias e laboratórios, devida a redução do ponto de ebulição que, por conseguinte acaba impedindo a decomposição das substâncias. Um líquido entra em ebulição a uma temperaturana qual a pressão de vapor iguala-se à pressão exercida sobre sua superfície. Onde a pressão de vapor de um líquido sempre cresce quando a temperatura se eleva e o ponto de ebulição pode diminuir com o abaixamento da pressão exercida sobre ele.

Destilação a vapor:
A destilação a vapor, ou também, destilação por arraste a vapor, consiste em destilar misturas de substâncias imiscíveis (não...
tracking img