Artigos cientificos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
USO DE ANTINFLAMATÓRIOS ESTERIODAIS EM PACIÊNTES COM ARTRITE REUMATÓIDE



Shesley Rodrigues dos Santos (1)
Graduando Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo
Kessya Faitanin (2)
Graduando Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo
Mauricio de Jesus Pereira Junior(3)
Graduando Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo
Jessika Fontana(4)
Graduando Farmácia pelo CentroUniversitário São Camilo
Maynara Marcarini (5)
Graduando Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo

Endereço(1): [ Endereço do Shesley ( Estado, Cidade, Rua, Numero, Cep, ]



RESUMO

Neste trabalho foi apresentado o caso clinico de um paciente portador de Artrite reumatóide, abordando os principais fatores característicos da patologia. Foi verificado segundo o médico do Paciente autilização de fármacos antiflamatórios esteriodais, anti reumáticos e corticóides afim de estabelecer melhor tratamento e resposta farmacológica das drogas e evitar interações e complicações dos fármacos para patologia.

PALAVRAS-CHAVE: Artrite Reumatóide, Esteriodais, Antiflamatórios, fármacos, fator reumatóide, rigidez matinal,



INTRODUÇÃO


A artrite reumatóide é uma doençaInflamatória de causas desconhecidas, caracterizada por deformidade e destruição das articulações principalmente nas mãos em virtude do desgaste ósseo e da cartilagem(1). Podendo causar sintoma como: rigidez matinal, fadiga e perda de peso, podendo envolve outros órgãos. A artrite reumatóide acomete 0,5% a 1% da população, apesar de ter início em qualquer idade, são as mulheres entre 40 e 50 anos. Para cadacinco mulheres existem dois homens com diagnóstico da patologia(2). Se a doença for diagnosticada antes dos 16 anos de idade, o quadro clínico é denominado artrite reumatóide juvenil (ARJ) em crianças é denominada Febre reumática. ( COMPLETAR )








MATERIAIS E MÉTODOS


Paciente C.A.P, feminina, 30 anos, professora natural e residente em Cachoeiro de Itapemirim.
Iniciou já a 4meses um tratamento por relata fortes dores articulares nos punhos mãos e joelhos com dois meses de evolução,e a dor é principalmente matinal associado a rigidez articular de 2 horas, refere-se ainda flogose nas articulações referidas. Nega febre, emagrecimento, lesões de pele alopecia, sintomas respiratórios ou dispépticos. Seu ciclo menstrual regular;usa contraceptivo oral, não fuma, não ingeribebida alcoólica, sua mãe é hipertensa, mas sem história de doença reumática na família.




EXAME FISICO

Bom estado geral, corada, hidratada, acianótica, anictérica, afebril, eupneia, pulmões limpos Abdômen livre, sem massas ou visceromegalias sistema osteoarticular artrite de punhos-mãos (Inter falangeanas proximais) e joelhos. Demais articulações livres.

EXAME LABORATORIALHemograma: Anemia discreta, Norm crônica, Norm cética. Sem alterações.
- PCR + 23
- Fator Reumatoide + 128
- FAN + 128
- Anti SM, RO, LA, RNP, E DNA –
- Complemento C3, C4 normais
- Creatinina 0,8
- TGO/TGP 20/15
- HBSAG e ANTHCV
- EAS Normal.

Hipótese diagnóstico : artrite reumatoide. Tratamento meloxican 15mg 1vez/dia; prednisona 5mg 1vez/dia; Metotrexate 10 mg/semana.

Esse exames éfeito para diagnostica o fator da inflamação que o paciente apresenta em suas articulações através dos fatores reumáticas.








RESULTADOS


Foi Realizada uma entrevista fechada com a Drª Maria Fernanda Novaes Alvim Ayub. Médica Especialista em reumatismo, que reside em Cachoeiro de Itapemirim – ES; que atende no Hospital Evangélico – es, e em seu próprio consultório, onde podedescrever um caso clinico de uns de seus pacientes acometido por esta doença; artrite reumatoide. Diagnostico concluídos através de exames laboratoriais; e uns do resultado foi a taxa do PCR +23, FATOR REUMATOIDE +128, FAN +1:640. Que são considerados hipótese diagnóstica: Artrite Reumatoide, por esses fatores esta acima do níveis normais.

Não existe cura para artrite reumatoide. O tratamento é...
tracking img