Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que são carboidratos?
Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ,açúcares, ou hidratos de carbono , são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono,hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

2- Como se divide osaçúcares? Dividem-se em dois grandes grupos: os simples e os complexos. Entre os simples (formados por uma ou duas unidades de açúcar), encontram-se a frutose (açúcar da fruta), a glucose, a galactose, a sacarose (açúcar comum), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcarda cevada e outros cereais). Nos complexos (compostos por muitas unidades de açúcares simples), destaca-se o amido (presente nas massas, cereais...). O que conhecemos como açúcar de mesa é a sacarose, e provém da cana de açúcar ou da beterraba açucareira.

3- O que émonossacarídeos?
Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. O "n" da fórmula geral pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses (C5H10O5) e as hexoses (C6H12O6). São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise.

4- O que é um dissacarídeos?
Dissacarídeos,dissacáridos ou dissacarídios são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica. A variação entre as unidades de monossacarídeos garante a existência de um grande sortimento de dissacarídeos sintetizados pelos seres vivos.

5- O que é polissacarídeos?
Os polissacarídeos são carboidratos grandes, às vezes ramificados, formados pela uniãode mais de dez monossacarídeos ligados em cadeia, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses. São insolúveis em água e, portanto, não alteram o equilíbrio osmótico das células. Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.

6- Comente a seguinte afirmação: “Todo açúcar édoce”
Nem toda a substância doce é açúcar como a sacarina, stevia, ciclamato e o aspartame.
Os açúcares são adocicados sendo a sacarose a mais edulcorante das "oses". Glicose, frutos
e, dextrose, levulose são açúcares com pouco poder edulcorante. (por exemplo o açúcar encontrado no arroz, feijão, macarrão, etc...)
7- O que são glicídios?
Os glicídios são moléculas orgânicas constituídasfundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. são também conhecidos como açúcares, sacarídeos (do grego sakkharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.

8- Explique em poucas palavras:
a) Frutose
Frutose ou levulose, também conhecida como açúcar das frutas, é um monossacarídeo (C6H12O6), com os carbonos dispostos em anel, muito encontrado em frutas.

b) GalactoseGalactose é encontrado como componente da Lactose (dissacarídeo) que existe no leite. Seu papel biológico é energético. É transformado diretamente em glicose.

c) Glicose
A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico.

d) Lactose
Lactose C12H22O11, presente no leite,menos solúvel na água do que a glicose e a sucrose, que, por hidrólise, produz glicose e galactose e fermentação por vários organismos, especialmente o ácido láctico (como a acidificação do leite); é comumente obtido do soro do leite, por evaporação, em forma de cristais duros, usado em alimentos, em medicina e como meio de cultura na produção industrial da penicilina.

e) Maltose...
tracking img