Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MELO, DANTAS, CEZAR, Avaliação preliminar da qualidade das águas dos poços artesianos do campus universitário da UFRN/Natal. XXVII Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Josette Lourdes deSousa Melo
Licenciatura em Química, UFPB. Engenheira Química, UFPE. Especialização em Segurança do Trabalho, UFPE. Mestre em Química Analítica, UFPE. Doutora em Engenharia Ambiental, INSA,Toulouse/França. Professor Adjunto IV do DEQ e PPGEQ da UFRN. Chefe do Lab. Eng. Amb. Do DEQ/UFRN. Tutora do PET/DEQ da UFRN. Pesquisadora do PROSAB/PRONEX/UFRN.
Josivan de Medeiros Dantas
Técnico Químico,ETFPE. Engenheiro Químico, UFRN. Aluno do curso de Especialização em Segurança do Trabalho, UFRN. Técnico em Laboratório da UFRN.
Gustavo Magalhães Cezar
Aluno do curso de Engenharia Química, UFRN.Bolsista PET/CAPES.

Devido um aumento do uso de águas subterrâneas em detrimento ao uso de água de superfícies para o abastecimento, se faz necessário a verificação quanto a potabilidade da água de 4poços artesianos, localizados no campus universitário UFRN/Natal, onde não se faz uso do sistema de abastecimento de água fornecido pela companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte – CAERN, queatende uma população formada por 5020 servidores e 20780 alunos.
Os poços e seus respectivos reservatório, encontram-se distribuídos ao longo do campus universitário.
Para a execução do trabalhoforam realizados coletas de amostra d`agua na saída de cada poço, antes de passar para o reservatório, assim como também nestes. A amostragem foi fortuita com uma frequência mensal, seguindo o guia decoleta e preservação de amostra (CETESB, 1977).
Tendo obtido os resultados dos trezes parâmetros analisados, pode se citar que os valores médios de PH oscilaram entre 5,00 a 5,63, indicando uma águade característica ácida, proveniente do solo da região.
Os parâmetros cloretos, sulfatos, ferro, sódio e Potássio estão dentro do limite permitido pelo CONAMA.
A água do poço 3 e consequentemente,...
tracking img