Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo água – o significado das fórmulas químicas



Conceitos:


Prótons, elétrons e nêutrons

A matéria é formada de pequenas partículas,os átomos, e estão formadas por partículaselementares sendo as principais, os prótons os nêutrons e os elétrons.
No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons e girando em torno desse núcleo estão os elétrons. Um próton em presença deoutro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons,mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração como no exemplo do âmbar e da palha. Desta maneira atribuímos ao próton e aoelétron uma propriedade física denominada carga elétrica.
Os prótons tem carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga negativa, os nêutrons são desprovidos de carga elétricas pois não apresentamefeito elétrico.Num átomo normalmente não existe predominância de cargas elétricas ou seja, o número de prótons é igual ao numero de elétrons.



Teorias Químicas

Teoria de Dalton: Daltonacredita que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível,invisível e de carga elétrica neutra.
Se fizermos uma comparação o átomo seriam semelhantes a bolinhas de gude.


Teoria deThomson: é uma teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson, descobridor do elétron e da relaçāo entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton oudo neutron. Neste modelo, o átomo é composto de elétrons embebidos numa sopa de carga positiva, como as passas num pudim. Acreditava-se que os elétrons distribuíam-se uniformemente no átomo. Em outrasoportunidades, postulava-se que no lugar de uma sopa de carga positiva seria uma nuvem de carga positiva.

Bohr
No momento em que temos uma carga elétrica negativa composta pelos elétrons girando ao redorde um núcleo de carga positiva, este movimento gera uma perda de energia devido a emissão de radiação constante. Num dado momento, os elétrons vão se aproximar do núcleo num movimento em espiral...
tracking img