Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO BECKER
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
TRABALHO DE QUIMICA INORGÂNICA I

ANA PAULA PETRECHELI LIMA.

TRABALHO SOBRE O ELEMENTO ENXOFRE.

Orientador: Paulo José Menegasso.

Porto Alegre, 05 de novembro de 2012.

ANA PAULA PETRECHELI LIMA.

TRABALHO SOBRE O ELEMENTO ENXOFRE.

Trabalho de pesquisa apresentado na
disciplina de Química Inorgânica I
Etapa I, noColégio Dom João Becker.

Professor Paulo José Menegasso.

PORTO ALEGRE, 2012.

INTRODUÇÃO:
Este trabalho sobre o elemento enxofre tem por finalidade mostrar como este elemento é importante e está presente diariamente nas nossas vidas.
O enxofre é um dos elementos com maior variedade alotrópica, presente na família dos calcogênios. Seus métodos de obtenção são diversos sendo que todosmuito importantes para a economia mundial.
Serão também citados os seus produtos mais importantes; tais como o dióxido de enxofre, ácido sulfúrico, sulfeto de hidrogênio e o sulfureto de carbono. Todos respectivamente caracterizados e explicados os seus métodos de obtenção industrial e laboratorial.
Espero com esse trabalho poder deixar mais específico a importância que o enxofre tem na economiamundial.

ENXOFRE.

O Enxofre se encontra no 16o família da tabela periódica que se denomina a família dos calcogênios, é um não-metal, de coloração amarela, fétido, é insolúvel em água. Constitui 0,034% em peso na crosta terrestre. Ocorre principalmente na forma combinada formando os sulfetos e sulfatos, nos carvões minerais, no petróleo, águas sulfuradas e até no organismo dos animais evegetais. O enxofre elementar pode ser encontrado em fontes vulcânicas pouco exploradas. Também encontrado nos minérios e nos pântanos por decomposição de matéria orgânica, pirita (FeS2), a galena (PbS), a blenda (ZnS).
É o elemento que mais possui formas alotrópicas, dentre elas as mais importantes: o enxofre rômbico(α) que é mas estável em temperatura ambiente e o enxofre monoclínico (β) que é masestável á temperatura de 95,5o C, mas se aquecidos ou esfriados estas duas formas alotrópicas interconvertem entre si. Como pode ser ilustrado pela figura abaixo:

Sua ocorrência é muito livre acontece nos Estados Unidos, Itália, Japão, México. Mas os principais produtores de enxofre são os Estados Unidos com 20%, Canadá com 13%, China 11% e Japão 5%, de uma produção mundial equivalente a 57milhões de toneladas.
Pode ser obtido através de diversos modos:
* Recuperação a partir do gás natural e do petróleo 48%.
* Mineração pelo processo Frasch 19%
* A partir dos minérios 17%
* Recuperação de gases de ustulação de sulfetos 12%
* Mineração como enxofre mineral 4%
* Obtido a partir de CaSO4 (gipsita) 0,03%
Pelo gásnatural é obtido com mais frequência no Canadá onde 20%do H2S é produzido á partir do gás natural. Através do petróleo é obtida nos Estados Unidos aonde a produção de H2S chega a 60% da sua produção total; ambos nestes processos são muito conveniente extrair o enxofre por causa de seu odor fétido.
Pelo método Frasch é obtido o enxofre com maior grau de pureza; consiste em um processo onde trêstubulações são introduzidas no subterrâneo nas jazidas de enxofre, onde água super aquecida é introduzida na tubulação mais externa provocando a fusão do enxofre, ar comprimido é colocado em outra tubulação e na terceira tubulação sobe o enxofre fundido.
Pode ser obtido através dos minérios, onde o mais importante deles é a pirita (FeS2) conhecida como “ouro dos tolos”. Também encontrado na água dosoceanos na forma de depósitos de minerais.
Os principais compostos do enxofre, os mais importantes, sob o ponto de vista industrial, são: o dióxido de enxofre, gás obtido por combustão do enxofre ao ar, de cheiro sufocante e que é utilizado na fabricação do ácido sulfúrico e em operações de branqueamento; o sulfeto de hidrogénio, também designado por ácido sulfídrico, extremamente venenoso, com...
tracking img