Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA.
DISCIPLINA: QUÍMICA BÁSICA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO SOBRE: MANUSEIO DE UM BICO DE BUNSEN; TRABALHOS COM VARAS DE VIDRO e DENSIDADE DE LÍQUIDOS E METAIS.

Objetivos.
Obter conhecimentos sobre o surgimento e utilização do bico de Bunsen; adquirir habilidade para trabalhar com varas de vidro, para montagem de aparelhos de laboratórios e aprender a determinar adensidade de líquidos e metais.

INTRODUÇÃO

Breve histórico sobre o bico de Bunsen e suas utilizações.

Robert Wilhelm Bunsen foi o inventor do bico de Bunsen, o surgimento deste aparelho proporcionou um grande salto para o ramo da Espectroscopia. Robert tinha como colaborador um jovem físico chamado Gustav Robert Kirchhoff.
Kirchhoff sugeriu a Bunsen que a cor da chama vaporizada no bico de gásseria melhor observada se fosse passada através de um conjunto de lentes e um prisma. Durante muitos dias os dois cientistas vaporizaram diversas substâncias sobre a chama do bico, entre eles o sódio, mercúrio e cálcio. Cada elemento que era vaporizado produzia raias em diferentes posições do espectro: o sódio produzia linhas amarelas, o mercúrio produzia linhas amarelas e verdes e o cálcioproduzia linhas em diversas posições, com predominância no vermelho, verde e amarelo.
O bico de Bunsen é bastante utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro (que será a experiência discutida neste relatório) entre outros. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e como comburenteoxigênio do ar  atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
Trabalhos com vara de vidro.
Nas rotinas de laboratório, a maioria das experiências realizadas necessitam da montagem de alguns aparelhos, e nestas montagens são utilizadas peças auxiliares como: mangueiras de látex, peças de vidros. A abordagem será dada para as interligações com as peças devidros. De que forma são modeladas? Porque este vidro após sofrer aquecimento, quando colocado diretamente na água ele se quebra? Qual a temperatura necessária para trabalhar o vidro?

A densidade é a relação entre a massa de um material e volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela expressão:
Densidade = massa/volume.
O cientista grego Arquimedes conseguiu resolver um problemaque lhe fora proposto pelo rei Heron, de Siracusa. Esse rei mandara confeccionar uma coroa de ouro e suspeitava que tivesse sido enganado fazendo-a de material inferior e apenas recoberta com ouro. Heron icumbiu Arquimedes de descobrir se a coroa era de ouro maciço.
A história conta que, certo dia entrando Arquimedes em sua banheira cheia de água, observou o transbordamento do liquido. Radiante,saiu gritando pelas ruas de Siracusa:”Eureka! Eureka!” Que significa:”Achei! Achei!”
Pensou Arquimedes o seguinte: o volume da água que transbordou deveria ser exatamente igual ao volume da parte mergulhada de seu corpo. Se mergulhasse a coroa num recipiente cheio de água, e recolhesse a água transbordada, o volume desta água representaria, igualmente, o volume da coroa. Determinaria, depois,quanto deveria pesar um volume igual de ouro puro e, pela pesagem da coroa, saberia se tinha havido falsificação.
Esse é considerado um dos primeiros cálculos de densidade.

Materiais e Reagentes.

* Bico de Bunsen
* Fósforo
* Varas de vidro
* Lima triangular
* Pano grosso
* Lixa
* 05 Béquer 50 mL
* Pipetas graduadas de 20 mL
* 01Proveta 100 mL
* Álcool metílico
* Anilina
* Óleo de Oliva
* Etileno-Glicol
* Água
* Uma peça de Bronze
* Uma peça de Alumínio
* Uma peça de Chumbo
* Uma peça de Aço
* Balança semi-analítica

Metodologia.
Manuseio de um Bico de Bunsen e Trabalhos com varas de Vidro.
Bico de Bunsen
* Feche completamente a entrada de ar no bico;
* Abra lentamente a...
tracking img