Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL
PROCESSOS GERENCIAIS













Economia e Meio Ambiente


Greenwashing: Maquiagem verde

Ilone Berft
Gerson Pena
Juliana Carla de Souza Martins
Roberto Braga dos Santos



Prof. Robinson Henrique Scholz











Novo Hamburgo
2012Introdução


Este é um trabalho que possue um enfoque critico quanto ao modo com o qual as entidades divulgam suas ações a respeito do meio ambiente, além de falar de um conceito novo em marketing, o greenwashing. Neste encontra-se também uma visão do papel dos consumidores a respeito das ações das entidades.
Assim sendo constam cinco tópicos neste trabalho. No primeiro faço um breve retrospectode como a visão sobre a responsabilidade socioambiental das empresas evoluiu a partir da segunda metade do século XX.
O segundo tópico aborda a definição de greenwashing. No terceiro aponto as praticas mais comuns, conhecido como os “sete pecados“ do greenwashing.
No quarto e quinto tópicos falo do papel das empresas e do papel dos consumidores acerca de atitudes ambientalmente corretas.
Por fim,espero ter elucidado bem o tema, de forma a mostrar como as entidades e os consumidores têm interagido nas últimas décadas e como esta e responsável pela criação de uma sociedade mais sustentável e equilibrada.
















Breve retrospecto


Durante as décadas de 1950 e 1960 cabia ao Estado guiar a vida econômica e social da sociedade enquanto as empresasseguiam os preceitos de Keynes. De forma, que a partir destes as entidades passaram a entender a necessidade que possuem da demanda de seus produtos, surgindo assim um debate importante dos motivos pelos quais as empresas deveram atender as necessidades e as expectativas da sociedade. Durante este período o meio ambiente tornou-se um debate político mesmo com pequena parcela da população possuindoreal consciência ecológica.
A década de 1970 foi um período pelo qual o Estado do Bem Estar Social, consolidado nas décadas anteriores entrou em crise e para manter o mesmo teve que aumentar impostos. Assim, as empresas questionavam este sistema ao qual eram submetidas, onde financiavam serviços que não eram destinados a elas. Desta forma, o keyneisianismo entrou em declínio.
Já durante a década de1980, a onda neoliberal tomou força e debates sobre o individualismo e os padrões de consumo tornaram-se muito fortes. Assim, com maior consciência por parte dos consumidores, abriu-se um novo nicho de mercado no qual a responsabilidade social a ambiental se tornou uma lucrativa oportunidade para os negócios.
A partir deste desenvolvimento nos debates e papéis as entidades chegaram à conclusão deque além de suas atividades produtivas, elas possuem responsabilidades sociais e ambientais sendo essencial para manter a demanda por seus produtos manter uma imagem pública socialmente responsável.
Porém investimentos tanto no setor produtivo que seja ecologicamente correto, quanto em áreas sociais despendem recursos as quais as entidades nem sempre estão dispostas a gastar, logo estas partempara uma prática conhecida na atualidade como greenwashing.




Greenwashing: Definição

A tradução literal da expressão greenwashing seria “lavagem verde” e pode ser identificada quando uma empresa faz propaganda falando de sustentabilidade e seus produtos não são necessariamente ambientalmente corretos. Sendo este um conceito vindo do marketing.
Este é um conceito novo no Brasil, porem já vem,sendo usado no exterior há quase duas décadas. Há estudos em diferentes países que demonstram que esta prática já é um desafio internacional.
Embalagens com frases como “contém material reciclado” e “produzido com madeira reflorestada e outras fontes” são ótimos exemplos de greenwashing, tendo em vista que nestas não consta a porcentagem do insumo contido no produto. Levando muitas vezes o...
tracking img