Resenha: os cantos da voz entre a voz e o ruído - heloísa de araújo duarte valente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A invasão do barulho vinda com o início do século, o barulho que vinha de máquinas e uma Revolução Industrial, em meio também do advento de avião e do automóvel. Era o Futurismo aproveitando o fervor da época e se tornando o primeiro grande movimento intelectual que veio a ser modelo em escolas artísticas e literárias na Europa.
Logo sendo este movimento responsável pela penetração doruído, do som considerado não-musical, no universo da linguagem musical, onde anos mais tarde poderia ser trabalhada com música eletroacústica.
Em meio ao movimento, vale destacar a peça de Schaeffer, no Estudo das ferrovias, em 1948. Nela é onde surge o experimento de uma nova linguagem: a música concreta. Explorando novos recursos, como possibilidade de filtrar o som, reproduzi-lo emvelocidades diferentes, recortar e intercalar, etc.
Veio também a curiosidade em explorar sons ambientes, como a atividade industrial onde havia maior ruído(barulho), o que poderia transformar e surgir assim a paisagem sonora.
Paisagem sonora é um termo que se refere a ambientes reais ou abstratos. Sendo uma expressão criada por Schaeffer, o mesmo a determina como campo de estudo acústico.Na paisagem sonora hi-fi, a percepção é bem mais apurada na sua integridade. Nela quanto menos a intervenção sonora já faz uma grande diferença no total.
O crescimento do ruído trouxe a preocupação em criar leis para definir leis para controlá-lo, e que tinham como principal objetivo era poupar o operário de maiores desgastes físicos. Daí pode-se observar que ruído tem como significado éum conceito sujeito a interpretações cujo grau de subjetividade é alto.
Passando pelo Intermezzo, por paisagens e paredes sonoras e até mesmo pelo silêncio. Silêncio que recebeu respeito na música principalmente após a Segunda Guerra Mundial, antes era considerado apenas como a ausência do som, mas hoje o silêncio poderia representar, na música, como ausência de sons tradicionais, ou,como um elemento estrutural na composição. Quando como recurso expressivo, causa tensão, em consequência da expectativa.
O silêncio que a música aleatória solicita é uma maneira perfeita de colocar o ouvindo no mar de virtualidades do acaso. Já a música repetitiva necessita do silêncio de um tempo de longo para expor ao ouvido uma percepção de suas variações.Os primeiros sons em que um bebê consegue ouvir são ruídos de dentro do útero da mãe, como batimentos cardíacos, frequencias de vozes, etc. E só a partir de 7 meses, o feto ouve e responde aos movimentos e estímulos que são mais fortes que a paisagem sonora. Para o recém-nascido, a voz da mãe é elemento de localização no mundo e estimula a memória auditiva do bebê a conhece desde oestágio fetal, nisso a voz da mãe recebe uma identidade própria.
A aproximação entre corpo e música não é rara. Sendo vista a música como resultado de tranposição de uma série de ritmos corpóreos.
De acordo como semiotista Ivan Bystrina, os processos comunicativos constituem códigos que se estabelecem em níveis hierarquizados: 1) o hipo-linguístico, responsável pelas comunicaçõesintra-orgânicas; 2) o linguístico, que se edifica sobre o quesito anterior; 3) o hiper-linguístico, que nada mais é que a cultura.
A música de traduz para a nossa escala sensorial, pelas vibrações perceptíveis e organizáveis. A voz é, portanto, mais do que palavras que são pronunciadas, é o corpo inteiro, caixa de ressonância que fala, produzindo energia.
O papel do corpo: “O quequer que evoque, por meios linguísticos, o texto dito ou cantado, a performance olhe impõe um referente global que é da ordem: performance lhe impõe um referente global que é da ordem do corpo. É pelo corpo que nós temos tempo e lugar: a voz o proclama, emanação de nós”(ZUMTHOR, 1983:32)
A combinação na utilização do gesto, entoação de voz e outros, são combinados na performance. Na...
tracking img