Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGURANÇA NO LABORATÓRIO QUÍMICO

1. O Laboratório

É o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Em um laboratório químico, como o próprio nome já diz, são realizadas reações químicas. Primeiramente é preciso ter a formação em Química (Químico, Técnico em Química, Engenheiro químico), esses profissionais são capacitados para lidar com situações previsíveis em umlaboratório. 
Não é segredo que os ingredientes das reações oferecem riscos, pois se tratam de ácidos fortes, gases, soluções superaquecidas, etc. É justamente por isso que o profissional deve ter em mãos os chamados equipamentos de segurança pessoal: touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechadoe luvas de borracha. 
Mas para um laboratório oferecer maior segurança aos químicos, precisa contar ainda com água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis. 

1.1 Conduta no laboratório

Apesar do grande desenvolvimento teórico da Química, ela continua a ser uma ciência eminentemente experimental; daí a importância das aulas práticas deQuímica. A experiência treina o aluno no uso de métodos, técnicas e instrumentos de laboratório e permite a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos.
O laboratório químico é o lugar privilegiado para a realização de experimentos, possuindo instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas. Possui ainda local especial para manipulação das substâncias tóxicas, denominado capela, quedispõe de sistema próprio de exaustão de gases. O laboratório é um local onde há um grande número de substâncias que possuem os mais variados níveis de toxicidade e periculosidade. Este é um local bastante vulnerável a acidentes, desde que não se trabalhe com as devidas precauções. Abaixo, apresentamos alguns cuidados que devem ser observados, para a realização das práticas, de modo a minimizar osriscos de acidentes.

1.1.1 Pré-Laboratório

Não se entra num laboratório sem um objetivo específico, portanto é necessária uma preparação prévia ao laboratório: O que vou fazer? Com que objetivo? Quais os princípios químicos envolvidos nesta atividade? É importante que na etapa pré laboratorial sejam tomados alguns cuidados como:

1. Estudar os conceitos teóricos envolvidos, ler comatenção o roteiro da prática e tirar todas as dúvidas;

2. Obter as propriedades químicas, físicas e toxicológicas dos reagentes que serão utilizados. *Essas instruções são encontradas no rótulo do reagente.

1.1.2 Durante o Experimento

Durante a realização dos experimentos são necessárias anotações dos fenômenos observados, das massas e volumes utilizados, do tempo decorrido, dascondições iniciais e finais do sistema. Um caderno deve ser usado especialmente para o laboratório. Este caderno de laboratório possibilitará uma descrição precisa das atividades de laboratório. Não confie em sua memória, tudo deve ser anotado.

1.1.3 Pós-Laboratório

1. Lave todo o material logo após o término da experiência, pois conhecendo a natureza

do resíduo pode-se usar oprocesso adequado de limpeza;

2. Guarde todo o equipamento e vidraria. Guarde todos os frascos de reagentes, não os

deixe nas bancadas ou capelas. Desligue todos os aparelhos e lâmpadas e feche as

torneiras de gás.

Após a organização da bancada vem o trabalho de compilação das etapas anteriores

através de um relatório. O relatório é um modo de comunicação escrita de cunhocientífico

sobre o trabalho laboratorial realizado.



1.2 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E EMERGÊNCIA

No laboratório se usa diariamente uma grande diversidade de produtos químicos, muitos perigosos e de alta toxidade. Essas características favorecem situações de emergência. E temos que ter uma reação rápida e segura para evitar problemas maiores sobre a saúde das pessoas das...
tracking img