Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
Do
Brasil

Colégio da Polícia Militar
Recife, 16 de Agosto de 2012.
Alunas: Gabriella Sá
Ana Santos
Turma: G-1
Professor: Paulo Alves

Introdução

A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturaisque formam juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Estaigualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.

Desenvolvimento

Formação:

A etnia brasileira formou-se do contato de raças, línguas e culturas diferentes correspondentes aos grupos de imigração caucasoide, negroide e dos mongoloides já existentes na América em período muito anterior àépoca dos descobrimentos.
O elemento branco foi representado predominantemente pelos portugueses peninsulares e ilhéus. Os negros provenientes da África eram originários dos grupos linguísticos sudaneses e bantos que aportaram ao Brasil desde a 3ª década de colonização. Os estoques mongoloides aqui existentes e que logo entram em contato com os outros elementos foram os do grupo linguístico tupi, jé,aruacos, caribés, panos, e guaicurus.
Não se tardou a verificar o fenômeno da mestiçagem provocado pelo contato biológico de raças diferentes e os fenómenos de aculturação, resultante do contato de culturas diferentes.
Assim, aos poucos, um novo tipo físico foi-se delineando nas terras do Brasil, muito longe ainda de constituir uma raça, mas que já possui essenciais características de uma etnia.Aspectos culturais:

Índios:
Muitas tribos, influenciadas pela cultura dos brancos, perderam muitos traços culturais. É muito comum encontrar em tribos indígenas atuais, índios falando em português, vestindo roupas e até usando equipamentos eletrônicos. Ao entrarem em contato com os brancos, muitos índios, além de perderem aspectos culturais, contraem doenças e morrem. A contaminação derios, principalmente por mercúrio vindo dos garimpos, também leva doenças para os índios através de seu principal alimento: o peixe. O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para os primeiros. Os índios foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura em favorda europeia.

Brancos:
Sempre quem ganha mais é o homem branco, quem possui diploma universitário normalmente é branco. Aonde os descendentes de europeus são mais bem vistos em apresentações pessoais, e os negros e índios normalmente são tratados como subalternos ou seres exóticos estudados por sua riqueza cultural.
Estes são alguns aspectos de nossa herança cultural que devem ser debatidose revistos para que nossa história possa ter um futuro mais promissor e humano.

Negros:
A diversidade cultural dos milhares de negros chegados ao Brasil corresponde a processos históricos distintos vividos por estes povos em território africano. “Os escravos (...) falavam um sem-número de línguas diferentes e tinham poucos, ou nenhum, laços em comum. Mas sua cor e seu ’status’ logo os uniram,e eles puderam lentamente criar uma comunidade e uma cultura no Novo Mundo”.
A luta dos negros, frente à escravidão, foi registrada, também, na resistência de toda uma cultura para sobreviver, para manter seus elos originais e sua identidade. Em geral, os senhores brancos se opunham às crenças e tradições africanas, cujas práticas eram atacadas impiedosamente. Tais proibições visavam impedir-...
tracking img