Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOLUBILIDADE E FILTRAÇÃO

OBJETIVO

Verificar à solubilidade das substâncias e preparar uma solução saturada da substância em questão, verificar à temperatura desejada, como deve ser conduzida a filtração de uma solução quando às substâncias são precipitadas ou decantadas. Além disso, aprendemos técnicas de filtração e suas aplicações, tais como: filtração simples e a vácuo.

RESUMOAnalisamos a insolubilidade do sal (NaCl) em água, com temperatura de 19ºC, e técnicas de filtração que consiste na separação das substâncias pelo tamanho da partícula, onde ocorre a diferença de tempo entre o processo de filtração comum ( que é uma filtração mais lenta) e a vácuo ( que é uma filtação mais rápida) devido a sucção. No processo de extração, ocorreu separação devido o iodoser uma molécula apolar e de baixa solubilidade em água.

INTRODUÇÃO

Uma substância sólida que se dissolve em uma quantidade fixa de solvente, à determinada temperatura se denomina como solubilidade. Se há substâncias em excesso, é formada uma solução saturada, onde se tem um sistema que consta de dois componentes, no qual há um equilíbrio entre a fase líquida (solvente) e a fasesólida (soluto), que varia de acordo com a substância usada.
Filtração é a operação onde há separação do sólido de um líquido, pela passagem do líquido através de um meio poroso capaz de reter as partículas maiores e deixa passar o filtrado, que contém as partículas menores. [TRINDADE].
Esse processo é utilizado em indústrias, principalmente para evitar o lançamento de partículas sólidas naatmosfera. A filtração é também usada muito pelas donas de casa, como nos aspiradores de pó, onde o sólido é retido (poeira) quando o ar é aspirado. O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração a vácuo, onde uma bomba de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um rápido escoamento do líquido.

MATERIAIS UTILIZADOS:

1. Balão volumétrico de 100 ml2. Bagueta
3. Balança analítica
4. Béquer de 250 ml
5. Bomba de vácuo
6. Capela de exaustão
7. Erlenmeyer de 250 ml
8. Espátula metálica
9. Estante para tubo de ensaio
10. Funil de Buchner
11. Funil de haste longa
12. Garra
13. Kitassato de 1000 ml
14. Mangueira
15. Papel de filtro
16. Pipeta graduada de 5 ml
17.Pipeta de Pasteur de 3 ml
18. Pisseta
19. Proveta de 100 ml
20. Suporte universal
21. Rolha
22. Termômetro de 10 a 210ºC
23. Tubos de ensaio

REAGENTES UTILIZADOS

1. Água destilada - H2O
2. Butanol - C4H9OH
3. Cloreto de sódio - NaCl
4. Etanol - C2H5OH
5. Iodeto de sódio - NaI
6. Iodo - I2
7. Nitrato de chumbo - Pb(NO3)2
8.Tetracloreto de sódio - CCl4

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Experimento 1 - Filtração
Na balança analítica foi pesado 0,3g de iodeto de sódio (NaI) com auxílio de uma espátula e um béquer de 250 ml, em uma proveta de 100 ml foi medido 80 ml de água destilada (H2O) e adicionada ao béquer contendo a solução, e dissolvemos com auxílio de uma bagueta, com a mesma e um funil de haste longatransferimos a solução para um balão volumétrico de 100 ml e completamos até chegar ao menisco, formando uma solução a 0,3% de iodeto de sódio (NaI).

Em uma balança analítica, com auxílio de uma espátula e um béquer de 250 ml pesamos 0,3g de nitrato de chumbo Pb(NO3)2, e em uma proveta de 100 ml foi medido 80 ml de água destilada (H2O) e adicionada ao béquer contendo a solução, dissolvemos comauxílio de uma bagueta e com a mesma passamos por um funil de haste longa transferindo-a para um balão volumétrico de 100 ml e elevando até o menisco, formando uma solução a 0,3% de nitrato de chumbo Pb(NO3)2.

Em um béquer de 250 ml foram misturadas todas as soluções anteriores, agitadas com o auxílio de uma bagueta. Após isso foi dividida substancia em dois béqueres onde metade foi filtrada...
tracking img