Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Permanganimetria

Introdução

As titulações de oxidação e redução são métodos de análise em que as reações envolvidas são de transferência de elétrons entre as substâncias. Consequentemente, as reações de oxidação e redução podem ser desdobradas em duas semi-reações: uma envolvendo a “doação de elétrons” e outra envolvendo a “fixação” destes elétrons.
As espécies capazes de doar elétronssão agentes redutores e aquelas capazes de receber elétrons são agentes oxidantes. Quando um agente redutor age como tal, ou seja, doa elétrons a uma espécie, ele reduz esta última e ele próprio é oxidado. Da mesma forma, quando um agente oxidante atua como tal, isto é, fixa elétrons oriundos de um agente redutor, este último é oxidado e ele próprio sofre redução. Em uma reação de oxidação eredução, a relação do número de mols do agente redutor para o número de mols do agente oxidante é tal que o número de elétrons doados pela primeira espécie iguala-se exatamente aquele número de elétrons fixados pela segunda. Para a oxidação de Fe2+ pelo MnO4- , as semi-reações são:

MnO4- + 5e- + 8H+ Mn2+ + 4H2O

5Fe2+ 5Fe3+ + 5e-

Na primeirasemi-reação, a carga líquida do lado esquerdo é (-1-5+8) = 2, que é a mesma da direita. Note também que a semi-reação Fe2+ / Fe3+ foi multiplicada por 5, de tal modo que o número de elétrons ganhos pelo MnO4- é igual ao número de elétrons perdidos pelo Fe2+ . A equação balanceada fica assim:

MnO4- + 5Fe2+ + 8H+ Mn2+ + 5Fe3+ + 4H2O

O poder deoxidação de uma espécie está ligado à sua capacidade de receber elétrons de uma outra fonte (espécie química) ou uma fonte eletromotriz), diminuindo seu número de oxidação. As reações de oxidação e redução que interessam à Química Analítica são, em maior parte, reações reversíveis.
Em algumas titulações de oxidação e redução, o ponto final da titulação pode ser determinado pela alteração das coloraçõesdas substâncias envolvidas na reação. Em outros casos, isto não é possível, sendo necessário o uso de indicadores próprios, que são também sistemas de oxidação e redução.
Um dos métodos utilizados em titulações de oxidação e redução é a Permanganimetria que utiliza soluções de permanganato, que é um forte agente oxidante, para titular soluções de algumas substâncias redutoras. A mais importantetécnica permanganimétrica baseia-se na redução do permanganato a Mn2+ , em meio ácido.
O permanganato de potássio (KMnO4) não é um reagente-padrão primário e as suas soluções são relativamente instáveis. Para ser utilizado como padrão, o permanganato deve ser padronizado com o reagente-padrão primário oxalato de sódio (Na2C2O4) e essa padronização repetida periodicamente. As soluções depermanganato de potássio possuem coloração violeta intensa. Na maioria das titulações, o ponto final pode ser assinalado pela coloração do íon permanganato, não sendo necessário o uso de indicadores.
O peróxido de hidrogênio é um composto químico de hidrogênio e oxigênio, de fórmula H2O2. O peróxido de hidrogênio anidro em estado puro é um líquido incolor em forma de xarope com uma densidaderelativa de 1,44.É fabricado em grandes quantidades por eletrólise de dissoluções aquosas de ácido sulfúrico, de bisulfato ácido de potássio ou de sulfato ácido de amônio. Também se prepara pela ação dos ácidos sobre outros peróxidos, como os de sódio e bário. Atua como agente redutor e oxidante. Suas propriedades oxidantes são aproveitadas para branquear substâncias, como o cabelo, marfim, plumas emateriais delicados que poderiam sofrer algum dano se fossem empregados outros agentes. Em medicina se utiliza em dissoluções aquosas a 3% como Anti-séptico e colutório. Já Como agente redutor só reage com produtos químicos facilmente reduzíveis como o óxido de prata e o permanganato de potássio.

Objetivos

Padronizar uma solução de permanganato de potássio (KMnO4) e determinar o teor...
tracking img