Sistema financeiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – O sistema financeiro nacional sofreu uma grande transformação depois de 1964, através das leis básicas de reordenamento da política econômica brasileira. Cite quais são essas leis.

R – Lei da correção monetária, Lei do plano nacional da habitação, lei da reforma do SFN, lei do mercado de capitais, lei da CVM, lei das S/A

2 – Qual o principal objetivo da lei da correção monetária?

R –Antecipar receitas, cobrir déficit publico, promover investimentos, etc...

3 – Qual o principal titulo introduzido no sistema financeiro nacional através da lei da correção monetária?

R – Titulo publico federal de crédito com clausulas de correção monetária e juros O.R.T.N – Obrigações reajustáveis do tesouro nacional.

4 – Explique quais os objetivos da lei plano nacional de habitação.R – Como na década de 60 o setor de construção civil encontrava-se estagnado e o governo não tinha condições de criar postos de trabalhos para mão de obra desqualificada, encontrou a solução através da criação da lei do plano nacional de habitação, onde tinha como objetivo a criação de empregos no setor civil e manter aquecido, onde encontra-se até hoje. Criou o BNH – banco nacional dehabitação, criou a U.P.C. – unidade padrão de capital, títulos específicos para o segmento e posteriormente incluídos o FGTS .

5 – Qual a denominação da moeda do sistema nacional de habitação e o principal ativo financeiro criado pela lei?

R – UPC – Unidade padrão de capital, títulos específicos para o segmento tais como: cédulas hipotecarias, letras imobiliárias, depósitos em cadernetas de poupanças.6 – Quais os dois principais órgãos criado pela lei da reforma bancaria?

R – CMV – Conselho monetário nacional e o BACEN – Banco central do Brasil

7 – Qual a contribuição da lei de mercado de capitais?

R – Criou as normas e regulamentos básicos para a estruturação do sistema de investimentos.

8 – Defina o que é sistema financeiro ou mercado financeiro.

R – É o conjunto deinstituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos ofertadores finais para os tomadores finais, e cria condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado.

9 – Defina o que são os ofertadores finais de recursos e os tomadores finais de recursos.

R – Tomadores >> Estão em posição de debito financeiro, são aqueles que pretendem gastarmais que sua renda (Consumo/Investimentos)

Ofertadores Finais >> Possuem superávit financeiro, isto é, aqueles que pretendem gastar menos que sua renda (Consumo/Investimentos)

10 – Quais são os órgãos de cúpula do sistema normativo?

R – CMN, CNSP e CGPC

11 – Quais as demais entidades supervisoras que compõem o sistema financeiro?

R – BACEN, CVM, SUSEP, PREVIC

12 – Cite 5tipos de instituições financeiras que pertençam ao sistema operativo, isto é, fazem parte do mercado.

R – Fundos de Pensão, Sociedade de capitalização, Sociedades Seguradoras, Bolsas de valores, Bolsas de mercadorias e Futuros

13 – O conselho monetário nacional, o Banco Central, a comissão de valores mobiliários, o instituto nacional de investidores, a secretaria de previdência complementar sãoalgumas das instituições que compõem o sistema normativo e supervisor do sistema financeiro nacional. A afirmativa esta certa ou errada? Justifique.

R – Errado, O INI – Instituto Nacional de Investidores não pertence ao sistema normativo ou ao sistema supervisor.

14 – As instituições financeiras que operam no sistema/mercado financeiro podem ser classificadas de duas formas diferentes.Quais são e como são denominadas as instituições segundo estas formas?

R – Bancarias/Monetárias e não monetárias - Instituições de crédito/Intermediários Financeiros e Instituições Auxiliares/Distribuidores de títulos e valores mobiliários.

15 – Cite algumas instituições financeiras capazes de multiplicar moeda.

R – Bancos múltiplos, Bancos Comerciais, Caixas Econômicas e Cooperativas...
tracking img