Quimica da madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho você irá ver alguns componentes da madeira importantes na fabricação do papel como a celulose, hemicelulose, lignina, extrativos e substancias minerais suas principais composições da onde são obtidas esses componentes.
A celulose basicamente é de cadeia de moléculas de glicose ela é encontrada em vários vegetais e madeiras.
A hemicelulose é um grupo depolissacarídeos, constituído de vários tipos de unidades de açúcares que podem ser definidos como solúveis em alcali, estando localizado também, na parede celular da biomassa vegetal.
A lignina é uma molécula tridimensional amorfa observada nas plantas terrestres, em associação com a celulose na parede celular, de natureza polimérica e tridimensional, com finalidade de conferir rigidez, impermeabilidade eresistência contra ataques biológicos aos tecidos vegetais.
Os extrativos são compostos de baixo peso molecular encontrados na casca da madeira os extrativos servem para proteger a madeira de fungos e insetos e a resina encontrada nos extrativos interfere negativamente na produção da polpa.
Substancias minerais presentes na madeira são importantes do ponto de vista energético pois podem, quandoqueimados em fornalhas, caldeiras etc., formar incrustações nos equipamentos e nas tubulações.

2.0 CELULOSE

A celulose, componente básico dos tecidos vegetais, é útil por suas numerosas aplicações e pelos produtos dela obtidos, como o raiom e o celulóide.Formada por grandes cadeias de moléculas de glicose, a celulose é um carboidrato complexo polissacarídeo. Ao contrário do amido -- outropolissacarídeo importante -- suas cadeias não são ramificadas e formam fibras alongadas que compõem as paredes das células vegetais, dando-lhes a resistência e rigidez características. É substância quase exclusiva e característica das plantas, pois só um pequeno grupo de animais marinhos, os tunicados, apresentam um composto semelhante, a tunicina.Características gerais. Insolúvel em água, solventesorgânicos neutros e soluções de álcalis e ácidos diluídos, a celulose se dissolve em ácidos minerais concentrados, alguns hidróxidos e algumas soluções de sais. Decomposta pela ação de ácidos concentrados, dá lugar à glicose. Dentre os poucos organismos que podem decompor a celulose e, a partir dela, produzir substâncias facilmente metabolizáveis, acham-se certas bactérias e microrganismos do solo.O aparelho digestivo dos ruminantes, que se alimentam de ervas, e dos cupins, que se nutrem de madeira, é habitado por microrganismos que possibilitam a digestão da celulose. As enzimas -- moléculas biológicas que ativam as reações no organismo -- que decompõem a celulose chamam-se celulases. Obtenção e aplicações. Industrialmente, a celulose é extraída da madeira de árvores como o pinho e oabeto ou de plantas herbáceas com grande quantidade de celulose no talo, como a cana-de-açúcar, diversas gramíneas e juncos. O algodão puro é formado em 99,8% de celulose. Outras fibras têxteis, como a juta, o cânhamo, o rami e o linho também possuem grande proporção desse polissacarídeo.Para se obter a celulose, a matéria-prima (troncos ou talos herbáceos) deve ser limpa e descascada e depoissubmetida a trituração mecânica em máquinas de lâminas múltiplas. O material triturado é tratado com barrela quente, ou com bissulfito de cálcio ou sulfato de sódio, para dissolver a lignina -- substância que une as fibras da celulose. Posteriormente, o produto é lavado, depurado e embranquecido.Utiliza-se a celulose na indústria de papel e na extração de fibras artificiais como o raiom, também chamadoseda artificial. Obtém-se o raiom por diversos processos, que produzem diferentes tipos de fibra adequados a usos específicos. Assim, por exemplo, o "raiom viscoso", que se obtém pelo aquecimento da celulose com soda cáustica, é misturado ao algodão e outros produtos para fabricar uma grande variedade de tecidos. A partir da celulose fabricam-se também vernizes, explosivos e o celulóide que...
tracking img