Quimiaorganica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUIMICA ORGANICA

Augusto Gomes Santos
Profª Renata Joaquim Ferraz Bianco
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas- Química Orgânica
03/07/2012





A química orgânica e aparentemente complicada e de difícil comprençao, alem de sempre parecer estar distante de nossas vidas, entretanto ela fascina quem começa a compreende-la alem de elaesta mais próximo do que pensamos. Saber como funciona estes misteriosos átomos e suas particularidades e o que encanta na química orgânica, porque cada qual se agrupa d certa maneira e o que realmente e necessário para que isso ocorra, qual a finalidade destas funções, e de que maneira esta magnifica ciência entra em nossas vidas, a dificuldade de os alunos compreender esta parte da química enotória e necessita de um cuidado especial, um cuidado que ao mesmo tempo torne esta parte da química menos complicada para os alunos e ao mesmo tempo torne-a um assunto que chame a atençao de cada um fazendo com que realmente tenham vontade de aprender e descobrir este emaranhado de funções.

Palavras-chave Finalidade. Necessidade. Compreensão.


Introduçao



No século XVIII a QuímicaOrgânica era definida como o ramo da Química que estudava os compostos minerais. Essa divisão justificava-se pelo fato de jamais se ter conseguido sintetizar os compostos elaborados pelos organismos vivos, apenas separá-los e analisá-los. Na época, explicava-se tal limitação pela Teoria da Força Vital: "Somente organismos vivos conseguem preparar compostos orgânicos, pois há necessidade de uma forçainerente às células vivas de que o homem não dispõe em laboratório". Tal teoria era defendida por renomados cientistas da época, como Jons Jakob Berzellius (1779-1848). Entretanto, em 1828, Friendrich Wohler(1800-1882) preparou em laboratório, a uréia, um produto do metabolismo animal, a partir do cianato de amônio, um composto inorgânico.
Abandonada a Teoria da Força Vital, a divisão emOrgânica e Inorgânica deveria deixar de existir. Entretanto, dois motivos fizeram com que essa divisão permanecesse. Primeiro o fato de todos os compostos orgânicos conterem carbono, daí a definição dada, em 1859, por Friedrich August Kekulé (1829-1896): "Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono". Contudo, nem todos os compostos carbonados são estudados na Química Orgânica:alguns apesar de conterem carbono (gás carbônico, monóxido de carbono, cianatos, cianetos, entre outro), são estudados na Química Inorgânica e são conhecidos com compostos de transição. Por fim, enquanto existem milhões de compostos orgânicos, o número de compostos inorgânicos não excede às dezenas de milhares.
A Química Orgânica estuda a imensa maioria dos compostos do carbono,
todos oscompostos dos outros elementos e os compostos de transição do carbono, alem de estar presente em inúmeras atividades cotidianas, como por exemplo, na alimentação dos seres vivos, que é constituída basicamente por compostos orgânicos; nos medicamentos, quem em sua esmagadora maioria são formados por compostos orgânicos; em grande parte dos produtos industriais, que é constituída por compostos orgânicos;na produção diária de centenas de novos compostos orgânicos para novas aplicações.
Hoje a Química Orgânica se tornou extremamente importante para a vida dos seres humanos, transformando-os em dependentes de sua produção e evolução tecnológica.



Desenvolvimento



CLASSIFICAÇÕES DOS CARBONOS

O carbono pode ser classificado seguindo alguns critérios: um deles se baseia na quantidade dosdemais carbonos a ele ligados
Carbono primário: ligado diretamente a no Maximo um outro carbono
Carbono secundário: ligado diretamente a dois outros carbonos
Carbono terciário: ligado diretamente a três outros carbonos
Carbono quaternário: ligado diretamente a quatro outros carbonos
Outro critério de classificação se baseia nos tipos de ligações que apresentam:
a) Carbono Saturado:...
tracking img