Quim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Informação dos sais-conceito de Arrhenius
Sais são compostos que provêm ou dos ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituiçãototal ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos. Exemplos:
HI + NaOH → NaI + H2O
H2SO4 + 2NaOH → Na2SO4
reação de neutralização
Se adicionarmos a uma solução de hidróxido de sódio (sodacáustica) o indicador fenolftaleína, vamos observar que a coloração da solução ficará avermelhada. Ao adicionarmos a esta solução avermelhada um pouco de vinagre, a solução ficará incolor. O que ocorreunesse experimento foi uma reação de neutralização. O vinagre, meio ácido, ao ser adicionado à solução de hidróxido de sódio, meio básico, neutralizou-o.
1. Ácidos são compostos moleculares, ou seja,covalentes, que, em solução aquosa, se ionizam. Sendo assim, o ácido acético (CH3COOH) do vinagre ioniza-se em presença de água fomando os íons H+ e CH3COO-.
2. Bases são compostos iônicos que, emsolução aquosa, se dissociam. Dessa forma, o hidróxido de sódio (NaOH) em pesença da água dissocia-se formando os íons Na+ e OH-
Sendo assim, podemos dizer que a reação de neutralização acontecequando os íons H+ do ácido reagem com os íons OH- da base. É claro que aqui estamos partindo do conceito de ácido e base de Arrhenius, segundo o qual o que caracteriza um ácido é a presença do íon H+ e oque caracteriza uma base é a presença do íon OH-. Ora, se esses mesmos íons reagem entre si formando água, fica evidente a neutralização de ambos.
Nomenclatura dos sais
NaCl → cloreto de sódio
CaCl2→ cloreto de cálcio
Na2CO3 → carbonato de sódio
KNO2 → nitrito de potássio
O nome de um sal normal guarda correspondência com o nome do ácido que o origina:
Se o nome do ácido termina em ídrico,o do sal termina em eto.
Se a terminação do ácido é oso, a do sal será Ito.
Se a terminação do ácido é iço, a do sal será ato.
Temos, por exemplo, o sal NaCl, que é originado da reação:
HC +...
tracking img