Questoes mambrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Explique as funções da membrana plasmática.
Resposta :
A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e asaída de substâncias. A membrana plasmática seleciona a passagem destassubstâncias eque ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camadafosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida(maleável) e permite a passagem desubstâncias diretamente através dela. Outrasfunções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células,auxiliarem no deslocamento e transportação.2 - Explique a composição dasmembranas celulares.
Resposta :
Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na formade oligossacarídeos. Exteriormente, na grandemaioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada ricaem glicídeos ou glicocálix. Os lipídios presentes nas membranas celularespertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídeos. Estas moléculas são formadas pelaunião de três grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duasmoléculas de ácidos graxos e umgrupo fosfato, que pode conter ou não uma segundamolécula de álcool. As proteínas da membrana celular estam mergulhadas na camadadupla do fosfolipídios, interrompendo sua continuidade, são asproteínasintegrais.Outras, as proteínas periféricas, estão aderentes às extremidades de proteínas integrais.3 - Comente as propriedades da membrana plasmática e quais substâncias podem ou nãoatravessá-ladiretamente.
Resposta :
Assimetria : As duas faces da membrana não possuem a mesma composiçãolipídica, glucídica e proteica. Em geral, os glúcidos encontram-se presentes na faceexterna. Também as cargaseléctricas se distribuem diferentemente, sendo a facecitoplasmática, a que tem maior carga negativa, em geral. Fluidez : A membrana é umaestrutura fluida, o que significa que os seus componentes não...
tracking img