Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS ECONOMICOS

DICIPLINA: ECONOMIA

PROFESSOR EAD. Ma. RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ
PROFESSOR PRESENCIAL: RICARDO LEÃO
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

RIBEIRÃO PRETO / SP
2011

SUMÁRIO
ETAPA 1
Introdução 3
Custo de Oportunidade (conceito) 4
Curva de possibilidade de produção 5
Produto Elástico 6
Produto Inelástico 7Elasticidade preço da demanda cruzada 8
Considerações Finais 9
Referências Bibliográficas 9

ETAPA 2
Conceito de Maximização de Lucros 9
Concorrência Perfeita 10
Monopólio 11
Oligopólio 12
Concorrência Monopolista 12
Comportamento da oferta e demanda 14
Noções de Macroeconomia 16
Política Monetária 16Política Cambial 17
Considerações Finais 18
Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é demonstrar os conceitos de custo de oportunidade, que estão relacionados com o fato de, vivermos em um mundo de escassez.
Escassez, que nos obriga a efetuar escolha, que implica precisarmos de determinados bens quando optamos por outroe, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão, passando também pela curva de possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.
Assim mostraremos no decorrer do trabalho algumas idéias para que o empreendedor possa realmente executar.
Na segunda etapa mostraremos conceitos de microeconomia eformação dos preços, com exemplos reais para maior entendimento.
Também iremos mostrar as estruturas de mercado e os instrumentos que o governo utiliza para arrecadação de impostos e contribuições.

CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo Social,causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
Segundo Burch & Henry 1, foi Frederich Von Wieser quem deu origem à expressão “custo de oportunidade” para definir o valor de um fator de produção em qualquer uso que lhe fosse dado, sendo tal custo deoportunidade “a renda líquida gerada pelo fator (de produção) em seu melhor uso alternativo”.
Podemos entender o custo de oportunidade como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção. Pode se dizer que se existe um Recurso R, e duas opções A e B, o custo deoportunidade de usar o R para A é B, e o de usar o R para B é A.
O custo de oportunidade geralmente é expresso em preços relativos, ou seja, é o preço de uma escolha em relação a outra escolha.
Podemos, então, concluir que existe um custo de oportunidade para tudo que nós fazemos, e este custo deve ser conhecido e mensurado pelo empresário, pois muitas vezes as escolhas que se mostrammelhores logo de cara, podem no final não serem realmente o que se propõem a ser. E, também, é importante a empresa buscar criar produtos e serviços que realmente representem algum diferencial, pois o cliente pode, através do preço relativo, escolher outro produto

EXEMPLOS REAIS
Exemplo 01:
Vejamos a matéria do jornal Público, caderno Economia, de Lisboa:
Casas desocupadas vão pagar mais impostomunicipal.
As casas desocupadas que não ultrapassem um determinado consumo de água e de luz durante mais de um ano vão passar a pagar o dobro da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), noticia hoje o "Diário de Notícias".
Vejamos o exemplo: o das casas desocupadas. Assumamos, ainda, quase por absurdo, que vivemos numa economia de mercado: Se eu tiver uma casa no centro de Lisboa e não a...
tracking img