Questionario pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário Respostas
Capítulo 1 _ Conceito Básico
1. A expressão pneumo ou pneuma provém do grego, e significa respiração, fôlego, sopro, vento. Como derivada sua, encontra-se a palavra pneumática. Esta é definida como parte da Física que estuda os comportamentos (a dinâmica e os fenômenos físicos) relacionados com os gases e o vácuo.

2. Chamam-se fluidos os corpos cujas moléculas sejamextremamente móveis umas em relação às outras. Os gases e líquidos são exemplos de fluidos.

3. Os fluidos gasosos são muito compressíveis; as moléculas tendem a se repelir.

4. Transporte - Facilmente transportável por tubulações; Segurança - Não existe o perigo de explosão ou de incêndio; Velocidade - O ar comprimido permite alcançar altas velocidades de trabalho.

5. Apesar de insípido,inodoro e incolor, percebemos o ar através dos ventos, aviões e pássaros que nele flutuam e se movimentam; sentimos também o seu impacto sobre o nosso corpo. Concluímos facilmente que o ar tem existência real e concreta, ocupando lugar no espaço.

6. Compressibilidade, Elasticidade, Difusibilidade, Expansibilidade, Peso do ar.

7. A atmosfera exerce sobre nós uma força equivalente ao seu peso,mas não a sentimos, pois ela atua em todos os sentidos e direções com a mesma intensidade. Esse fato é denominado pressão atmosférica.

8. Vantagens _ * Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.
* Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho,aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.
*Facilidade de implantação. Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.
Desvantagens _ *O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto satisfatoriamente. Portanto, a remoção deimpurezas e a eliminação de umidade é fundamental para evitar a corrosão nos equipamentos, ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
*Velocidades muito baixas são difíceis de serem obtidas com ar comprimido devido às suas propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos (hidráulicos e pneumáticos).
*O ar é um fluido altamente compressível; portanto, éimpossível obter paradas intermediárias e velocidades uniformes. O ar comprimido é um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Essa poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.

9. Compressores

10. Compressores de deslocamento positivo _ São compressores que se baseiam fundamentalmente na variação do volume de suas câmaras, onde o ar étransferido para um ambiente fechado, diminuindo posteriormente o tamanho desse ambiente.
Compressores de deslocamento dinâmico _ São compressores que se baseiam na elevação da pressão por meio de conversão de energia cinética em energia de pressão, durante a passagem do ar através do compressor.

11. O pistão aspira o ar através da válvula de aspiração e o comprime no curso de compressão até atingir apressão desejada quando abre a válvula de pressão.

12. Uma membrana separa o êmbolo da câmara de trabalho; o ar não tem contato com as peças móveis. Portanto, o ar comprimido está isento de resíduos de óleo. Estes compressores são empregados com preferência nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas.

13. Em um compartimento cilíndrico, com aberturas de entrada e saída, gira umrotor alojado excentricamente. O rotor tem, nos rasgos, palhetas que em conjunto com as pareces, formam pequenos compartimentos (células) quando em rotação, as palhetas serão, pela força centrífuga, apertadas contra a parede. Devido à excentricidade de localização do rotor há uma diminuição e aumento das células.

14. Dois parafusos helicoidais, os quais, pelos perfis côncavo e convexo comprimem...
tracking img