Jkljkljljljkl

5303 palavras 22 páginas
ENTRE O BOM E O MAU SELVAGEM: FICÇÃO E ALTERIDADE
NO CINEMA BRASILEIRO
JULIANO GONÇALVES DA SILVA1
UNICAMP
RESUMO: O artigo realiza uma análise da imagem do índio no cinema brasileiro, através do estudo de como o personagem indígena é por ele construído e veiculado através dos filmes de ficção de longa-metragem.
PALAVRAS CHAVE: imagem do índio; cinema; personagem indígena; filmes de ficção.
ABSTRACT: This paper consists in an analysis of the indians image on the brazilian, achieved through the study of how the indian character is built and disseminated through the brazilian fiction films.
KEYWORDS: indians image; cinema; indian character; fiction films.
Introdução
Este artigo apresenta algumas das reflexões desenvolvidas na minha dissertação de Mestrado, que teve como objetivo desvendar como o brasileiro vê o índio pelas lentes do cinema ficcional e de longametragem, através da visão dos seus diretores, ou seja, a imagem do índio passada pelo cinema e que irá constituir o imaginário das pessoas.
Assim, enquadrando-se na temática mais ampla do estudo das representações sociais em geral, levanta questões sobre o papel do cinema como elemento de reprodução de determinados valores e atitudes culturalmente vigentes na sociedade.
A análise de filmes de ficção é, na minha opinião, um instrumento importante para a compreensão não apenas das sociedades retratadas ou imaginadas no âmbito do cinema, mas, principalmente, para a compreensão de quem ou do meio no qual os filmes são produzidos.
1 Mestre em Multimeios pelo Programa de Pós–Graduação em Multimeios da UNICAMP / e-mail: juliano.gds@ig.com.br Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 195-210, jul./dez. 2007.
JULIANO GONÇALVES DA SILVA – Entre o bom e o mau selvagem...
Desde o início do século passado, quando o cinema ainda buscava explorar suas possibilidades potenciais, filmes de temática indígena são produzidos no Brasil e mesmo no exterior. Há uma filmografia expressiva2 que

Relacionados