Questionario importante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Caracterize as fases principais da história da Grécia.

1. A Grécia Homérica: corresponde aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, nas obras Ilíada e Odisséia.
2. Grécia Arcaica: criação das principais cidades-estados, como Atenas, Esparta, Tebas, etc., e, conseqüentemente, predomínio da economia urbana baseada no comercio e no artesanato.
3. Grécia Clássica: desenvolvimento da democracia,da vida intelectual e artística; Atenas passa figurar como a principal cidade-estado, tanto economicamente como militarmente.
4. Período Helenístico: a Grécia é dominado por Alexandre da Macedônia e depois para as mãos do Império Romano.

2. Caracterize os principais períodos da Filosofia Grega.

1. Período Pré-Socrático ou cosmológico: a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem domundo e as causas das transformações da natureza.
2. Período Socrático ou antropológico: investiga questões humanas como a ética e apolítica.
3. Período Sistemático: busca da sistematização de todo o conhecimento objetivando mostrar que tudo pode ser objeto de estudo filosófico desde que existam leis estabelecidas para oferecer critérios de verdade e da ciência.
4. Período Helenístico ougreco-romano: nesse período, a Filosofia se ocupa principalmente com as questões éticas, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza e de ambos com Deus.

3. Cite as principais características da cosmologia.

A cosmologia se apresenta como uma explicação racional e sistemática da natureza como um todo,ou seja, sua origem, ordem e transformação, além de explicar a origem e asmudanças dos seres humanos.
Ela afirma, também, que não existe criação do mundo, pois, nada surge do nada, provando, dessa forma que, o mundo ou a natureza é eterno e que no mundo ou na natureza tudo muda, tudo se transforma e por isso a matéria jamais pode desaparecer.
Para a cosmologia, existe um fundo eterno, perene e imortal chamado physis que é invisível os olhos do corpo e visível paraos olhos do espírito e de onde tudo brota e de onde surgem todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo. Todavia, esses seres, diferentemente da physis, são mortais.
Por último, a cosmologia afirma que todos os seres, além de serem gerados e de serem mortais, são seres em contínua transformação, mudando de qualidade e de quantidade. Portanto, o mundo está numa mudança contínua,sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua estabilidade.

4. Cite as principais características do período antropológico.

O período antropológico se caracterizou, principalmente, por fazer do autoconhecimento ou do conhecimento que os homens têm de si mesmos a condição de todos os outros conhecimentos verdadeiros, caracterizando-se assim o período socrático como sendo antropológico, isto é,voltado para o conhecimento do homem, particularmente de seu espírito e de sua capacidade de conhecer a verdade.

5. Qual a influência de Sócrates no período antropológico?

As idéias filosóficas de Sócrates foram utilizadas para caracterizar o período antropológico. Segundo ele, a filosofia deveria se “humanizar”, ou seja, o conhecimento do homem deveria ser voltado particularmente para oseu espírito e para a sua capacidade de conhecer a verdade. Por isso o nome do período ser antropológico, portanto, voltado para o conhecimento do próprio homem.

6. Como se caracteriza o período denominado socrático?

O período socrático se caracteriza como um momento em que a Filosofia se volta para questões morais e políticas, tendo como seu ponto de partida a confiança no pensamento ou nohomem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Neste mesmo período a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos garantam que encontramos a verdade. Também temos uma Filosofia voltada para a definição de virtudes morais e das virtudes políticas, tendo como objeto central de suas investigações a moral e a política. No período socrático...
tracking img