Questionario ii homen e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0,5 em 0,5 pontos

Correta

A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:

Resposta
Resposta Selecionada: c.

Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o quedificulta a convivência com os costumes alheios.

Resposta Correta: c.

Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.

Feedback da resposta:

A alternativa “C”está certa porque faz referência ao etnocentrismo, enquanto as demais têm erros. A. Podemos (e devemos) ter consciência. B. Não consideramos, ese o fizermos, a raridade escapa à regra. D. Não consideramos e não reprimem. E. Não procuramos, somos etnocêntricos. A tendência é não rejeitar, e não procurar.


Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.

RespostaResposta Selecionada: c.

O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.

Resposta Correta: c.

O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.

Feedback da resposta:

A única alternativa que faz referência a preconceitos é a “C”.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontosCorreta

A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.

Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deuorigem.

Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas asua própria linguagem e vida social.

Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.

Resposta
Resposta Selecionada: e.

O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.


Resposta Correta: e.

O“consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.


Feedback da resposta:

As outras alternativas negam o texto. As alternativas a, b, c, d estão incorretas pois opõem-se ao sentido do texto; afirmam o contrário do que deveriam para estarem certas.

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A respeito da relação entre Estado, nação e cultura écorreto afirmar que:

Resposta
Resposta Selecionada: c.

O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos.

Resposta Correta: c.

O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos.Feedback da resposta:

A alternativa “C” está correta, enquanto as demais têm erros nos vínculos. A. Nem a totalidade (às vezes, nada) nem necessariamente, portanto, pense na cultura brasileira com influências africanas, americanas, etc. B. Há várias dimensões, e não podemos afirmar da vinculação exclusiva. D. Não destrói e também não afasta. Pense na comunidade econômica Européia. E. Não...
tracking img