Caracterização socioinstitucioanal creas

6274 palavras 26 páginas
Sobre a condição de saúde dos idosos: indicadores selecionados

Introdução
Em novembro de 2004, foi criado o Comitê Temático Interdisciplinar Saúde do Idoso, da Rede Interagencial de Informações para a
Saúde - RIPSA1, com o objetivo de formular indicadores que permitam verificar e avaliar os agravos e a capacidade funcional dos idosos.
As seguintes atividades foram definidas para o Comitê: (i) identificação e apreciação das fontes de informação aplicáveis aos principais problemas e agravos que acometem a população idosa brasileira e que demandam ações de controle desenvolvidas em âmbito nacional; e (ii) análise dos diversos sistemas de informação e bases de dados nacionais, identificando suas dificuldades e potencialidades para o estudo do tema2.
Tomando por base os indicadores propostos pelo Comitê, foram selecionados alguns para compor este capítulo sobre as condições de saúde da população idosa brasileira. O estudo tem por objetivo descrever a demanda por atendimento, o uso do serviço e as condições de saúde desse contingente populacional, através da análise de diferenciais sociodemográficos, tais como: sexo, grupos de idade e rendimento médio mensal familiar per capita.

1

A RIPSA foi criada, em 1995, como iniciativa de cooperação entre a Organização Pan-Americana da
Saúde - OPAS e o Ministério da Saúde, congregando instituições responsáveis por informação em saúde no Brasil, com o objetivo de produzir subsídios para políticas públicas nesse setor.

2

O Comitê Temático Interdisciplinar Saúde do Idoso foi coordenado pela Área Técnica de Saúde do
Idoso, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, sendo integrado por representantes das seguintes instituições: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO; Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP; Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ;
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -

Relacionados