Questionario ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade I

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Prof. Bruno César dos Santos

Para começar: objetivos
 Discutir a produção e interpretação de textos como meio de comunicação e interação social.  Definir o que é texto e contexto, como reconhecer técnicas e recursos para estabelecer comunicação com o outro.

Texto e contexto
 Texto: unidade construída e organizada por um sistema de signos que seencadeiam para a produção de sentido.  Signo: entidade composta por significante (imagem acústica) e significado (conceito). Pode ser verbal, palavras de uma língua, ou não verbal, imagens em uma pintura.  Contexto: situação ou circunstância de uso de um texto. Por exemplo, no contexto dos estudos da linguística, o conceito de signo é um, porém, no da astrologia, o conceito é outro.

Textoverbal e texto não verbal
 Texto verbal: composto por palavras, reconhecidas como signos verbais. Possui um conjunto de regras específicas e é modalizado por diferentes tipos ou gêneros: crônicas, contos, receitas etc.  Texto não verbal: composto por signos não verbais, como as formas em um desenho, pintura ou arquitetura; os gestos; a vestimenta; os movimentos que compõem a dança, as imagensnos filmes etc. etc  Linguagem: capacidade de nos comunicar por meio de diferentes sistemas de signos. Cada sistema é uma linguagem.

Elementos da comunicação
 Emissor ou destinador: indivíduo ou grupo de indivíduos que se encarregam de elaborar a mensagem.  Receptor: um indivíduo ou grupo de indivíduos que receberão a mensagem.  Mensagem: elaboração do assunto ou conteúdo a ser transmitido. Canal ou veículo: meio utilizado para a transmissão da mensagem.  Código: sistema de signos utilizado para a elaboração da mensagem.  Referente: contexto ou circunstâncias que envolvem o ato de comunicação.

Tipos de comunicação
 Unilateral: estabelecida sem reciprocidade entre emissor e receptor.  Bilateral: emissor e receptor alteram seus papéis.  Ruído (tudo o que a eta a co ucação) u do afeta comunicação): uso de vocabulário inadequado para a situação; escolha equivocada do públicoalvo; problemas no uso das regras; desconhecimento das diferentes normas para elaboração dos textos; desconhecimento das especificidades da modalidade oral e escrita da língua.

Interatividade
Determine a alternativa incorreta: a) Texto é uma unidade construída e organizada por signos. b) Textoé uma unidade construída e o ga ada organizada só por signos verbais. po s g os e ba s c) Linguagem é um sistema de signos que pode ser verbal e não verbal. d) A linguagem é um processo dinâmico e em construção. e) A li ) As linguagens apresentam sua própria t ó i gramática.

Conceito de fonema
Fonemas são traços sonoros distintivos de uma língua, presentes nas palavras e produzidos peloaparelho fonador. Não devem ser confundidos com letras, pois uma mesma letra pode ser pronunciada por diferentes fonemas Por exemplo na palavra fonemas. exemplo, “inserir”, o fonema /s/ é pronunciado de uma forma; já na palavra “casa”, o fonema /s/ adquire outra pronúncia. Cada uma das pronúncias indica um fonema.

Língua falada
Modalidade da língua que apresenta as seguintes características:  Éalusiva.  Apresenta vocabulário próprio para as s tuações situações de fala. aa  Conta com a presença do interlocutor.  Apresenta elementos expressivos como a entonação.  Apresenta especificidades no uso dos verbos e das onomatopeias. b d t i  Utiliza referências que estão fora do texto (no contexto).  Conta com a gestualidade.

Língua escrita
Modalidade da língua que apresenta asseguintes características:  É planejada.  Utiliza recursos linguísticos para indicar lugares, datas. uga es, datas  Utiliza recursos linguísticos para descrever fatos.  Utiliza pronomes para relacionar partes do texto.

Língua escrita
 Utiliza recursos para estabelecer diálogo com um interlocutor ausente.  Os níveis de linguagem se apresentam por meio de maior ou menor grau de formalidade...
tracking img