Quest Es Biologia Do C Ncer Aula 1

1071 palavras 5 páginas
Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Genética e Morfologia
Biologia do Câncer – 1 o /2015
Questionário 1 - Aula: Natureza do Câncer
Questão 1. Descreva e comente as alterações histológicas envolvidas no processo de carcinogênese.
O processo de carcinogênese, ou seja, de formação de câncer, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles: iniciação, promoção e progressão. O estágio de progressão é o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.
As diferenças gerações de anormalidades das células refletem na evolução progressiva que as células têm, onde se afastam do normal em direção a maiores graus de comportamento agressivo e invasivo. Assim, cada tipo de crescimento pode representar um passo distinto ao longo desta via evolutiva do processo de carcinogênese. Se assim for, estes tipos de crescimento sugerem, mas não provam, que o desenvolvimento de tumores é um processo complexo de múltiplos passos.
Os tipos de crescimento são:
Hiperplásico: são tumores que contêm células que se desviam minimamente das de tecidos normais, mas podem estar anormais por conter um número excessivo de células. Apesar de sua proliferação desregulada, as células que formam os tumores hiperplásicos retêm a capacidade de se organizar em tecidos que parecem razoavelmente normais.
Metaplásico: esse crescimento ocorre quando um tipo de camada de células normais é substituído por células de outro tipo celular que não são normalmente encontradas nesse local dentro de um tecido. Essas células invasoras, apesar de não estarem em local errado, muitas vezes aparecem normal sobre o microscópio. A metaplasia é mais frequente em

Relacionados

  • Quest Es Biologia Do C Ncer Aula 1
    336 palavras | 2 páginas
  • Quest Es Biologia Do C Ncer Aula 1 Natureza Do C Ncer
    300 palavras | 2 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas