Cartacteristicas do MEG

387 palavras 2 páginas
Cartacteristicas do MEG

O Modelo de Excelência de Gestão (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

Modelo Sistêmico – Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
Para saber mais, veja o e-book sobre Sistema de Gestão.

Não é prescritivo – Isso é possível porque o MEG é considerado um modelo de referencia e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de praticas de gestão. O modelo não dito regras, nem indica ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio, mas levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas praticas aos conceitos de uma empresa de classe mundial.

Adaptável a todo tipo de organização – O MEG permite as organizações adequar suas praticas de gestão aos conceitos de uma empresa de classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estimulo a organização para obtenção de respostas, por meio de praticas de gestão, sempre com vistas às geração de resultados que tornem a organização mais competitiva.

Ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.

Além disso, o MEG estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas.

5 – Benefícios do MEG

O MEG pode ser aplicado em qualquer tipo de organização. São diversos os benefícios da adoção do modelo.

Promove a competitividade e a sustentabilidade

Proporciona um referencial para a gestão de organizações

Promove o aprendizado organizacional

Possibilita a avaliação e melhoria da gestão de forma abrangente.

Prepara para participar do

Relacionados