Quero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE DIREITO COMERCIAL – Rubens Requião – RESUMO P/ PROVA.
Introdução ao estudo de Direito Comercial
Conceitos gerais
1. Conceito econômico de comércio
Direito comercial não é apenas odireito do comércio, nem o direito dos comerciantes. É necessário entender o conceito econômico de comércio. Como fato social e econômico, o comércio é uma atividade humana que põe em circulação ariqueza produzida, aumentando-lhe a utilidade. A economia de troca (economia de escambo) evoluiu para a economia de mercado (economia monetária). Passam a produzir para vender, adquirindo moeda, paraaplicá-la como capital em novo ciclo de produção. O comércio dessa forma criou uma intensa ação civilizadora, unindo pessoas.
De maneira resumida, o professor Alfredo Rocco oferece uma definição para oconceito econômico do comércio: “O Comércio é aquele ramo de produção econômica que faz aumentar o valor dos produtos pela interposição entre produtores e consumidores, a fim de facilitar troca demercadorias”
2. Conceito jurídico de comércio
O conceito econômico não se ajusta ao conceito jurídico de comércio, pois quando o direito se preocupa com as atividades do comércio para tutelá-los osconceitos de ampliam.
Uma definição satisfatória é a dada por Vidari: “É o complexo de atos de intromissão entre o produtor e o consumidor, que, exercidos habitualmente com fim de lucros, realizam,promovem ou facilitam a circulação de produtos da natureza e da indústria, para tornar mais fácil e pronta a procura e a oferta.”
Desse conceito decorreriam três elementos integrantes do comércio,essenciais para a sua caracterização jurídica e a do comerciante:
* Mediação
* Fim lucrativo
* Profissionalidade (habitualidade ou continuidade)

3. Direito econômico e comercial
Nostempos modernos, direito comercial deixou de ser, apenas, um direito de atividade mercantil. Resumindo, abrange muitos institutos e instituições que não são necessariamente comerciais. O professor Van...
tracking img