Quem ama o feio bonito lhe parece

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O pensamento mágico da criança traz recursos inesgotáveis para que se exercite sua imaginação e fantasia, passando o sonho e a realidade muitas vezes, a se confundirem o que reforçaria sua espontaneidade criadora. (Nicolau, 1990, p. 131).

A atividade proposta pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU para o curso de Pedagogia, nível VI foi Contos de Fadas. Nestesemestre o grupo é composto pelas acadêmicas Gladis, Juciéli, e Sandra C, que contempla a disciplina de Prática Pedagógica VI , tendo como orientadora do grupo a professora e coordenadora geral do Projeto do Teórico- Prático a professora Angelice M.B. Slaviero. A oficina do teórico-prático será desenvolvida no Lar dos Idosos, e na APAE. Reunimo-nos e decidimos desenvolver nosso trabalho baseadas nacontação de história. Ficou decidido que a história a ser contada em ambos os lugares seria O PATINHO FEIO, adaptado do conto de Hans Chistian Andersen. Até há pouco tempo, pensava-se que a alfabetização resumia-se a isso: transformar os sinais pretos sobre a folha branca em sons constituidores de palavras. Habilidade semelhante é a de “saber ler” outras linguagens que não a do alfabeto, como oCódigo Morse, o Braille, as partituras musicais. Isso é leitura? Sem dúvida, mas é o seu nível mais elementar, e não é esse tipo de leitura que temos em mente quando pensamos em leitura na escola, ou em qualquer outro lugar. Outra forma de leitura é a que Paulo Freire denominou leitura de mundo. Diferentemente da leitura mecânica, na qual nos iniciamos na escola, a leitura de mundo é um processocontinuado, que começa no berço e só se encerra no leito de morte. Desse aprendizado ninguém é excluído, para a escola da vida não há limitação de verbas, nela não se tiram férias nem se promovem greves. A leitura de mundo nos ensina a ler mais do que os sinais pretos sobre a folha branca, ela nos ensina o significado das nuvens no céu, a promessa de um sorriso, revela-nos a impaciência atrás de umgesto, um “sim” na boca de quem diz “não”. É a leitura tomada em seu sentido mais amplo.

A contação de história permite aos que se sentem diferentes inserirem-se novamente no meio, aumentando a autoestima, revivendo fatos do passado e transformando estes em força positiva para continuar sua jornada. Para a contação da história “O PATINHO FEIO” baseado no conto de Hans Chistian Andersen,definiu-se a construção de um painel que serviu de fundo. O mesmo painel foi usado para as fotos que foram tiradas pelas acadêmicas para construção do porta retrato. Anexo – 1. Aplicamos o Teórico-Prático nos dias 27 e 28 de setembro de 2012, sendo o trabalho desenvolvido no Lar dos Idosos e na APAE. Nossas atividades iniciaram no Lar dos Idosos às 15.00 horas até às 17.00 horas. Fomos recebidas pelacoordenadora da entidade, ela nos encaminhou até o salãozinho onde realizamos nosso trabalho. Neste momento os idosos estavam terminando o lanche. Enquanto arrumávamos a sala os idosos iam chegando, interagimos com eles pedindo o nome e colocando-os sentados onde se sentissem melhor. Anexo 2. No trabalho desenvolvido no Lar dos Idosos primeiramente a acadêmica Gladis nos apresentou, seguido de umaconversa descontraída com eles para que se sentissem bem a vontade conosco. Na sequência explanou todo o andamento do nosso trabalho. Após a acadêmica Juciéli contou a história do Patinho Feio, depois da história a acadêmica Sandra fez alguns os questionamentos, como: Anexo 3. Quais os sentimentos da mamãe pata em relação ao patinho? O que vocês acham desse sentimento? E ele como se sentia? Gostaramdo desfecho da história? Dando sequência foi realizada a confecção de um porta retrato, onde as acadêmicas levaram o mesmo cortado em cartoplex, neste os idosos ornamentaram com figuras relacionadas com a história, os quais as acadêmicas também levaram recortados. Para desenvolver as próximas atividades foi colocado um fundo musical instrumental. Após o término da confecção do porta retrato,...
tracking img