Aprendendo com as fabulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃ
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Leitura e Ensino
PROFESSORES: Claudia Valéria Doná Hila. Flavia Zanutto.
ACADÊMICO (A) ELIZABETE DA SILVA FRANCISQUETI (RA 66154)

APRENDENDO COM AS FABULAS

Realizar o levantamento das característicasde cada conceito de leitura apresentada no artigo, caracterizando como o leitor é determinado em cada uma deles.

Os conceitos de leitura são: perspectiva do texto, perspectiva do leitor, perspectiva interacionista, perspectiva discursiva. As características dos conceitos de leitura centralizam se no sistema lingüístico ler é decodificar letras em som e estes em significado, identificação desinais gráficos e leitura. O uso de linguagem simples, com vocabulário comum e frases curtas. Adaptação de textos ao tipo de leitor, a leitura passiva, simples reconhecimento de palavras está no texto, ler e extrair conteúdo do texto. No processamento ascendente de informações que vai do texto para o leitor, influencia o ensino de língua materna desde o ensino fundamental até o ensino médio.
Oleitor é determinado parte dos níveis inferiores do texto chegando aos superiores. Decodifica e oraliza o texto, mesmo subvocalicamente soma os signos para formar significado global. O leitor recebe o significado através dos olhos. O sentido é constituído de modo descendente, indo do leitor para o texto, a obtenção do significado da se sempre por força do leitor de seus conhecimentos prévios. Ler eatribuir significado ao texto, diferentes leitores diferentes compreensões. O leitor emprega diferentes estratégias de leitura levando ao texto, seleção, predição influencia confirmação, autocorreção verificação. As características do leitor selecionam o que lhe convém do texto, joga com o implícito do texto, produz inferências, com a inferência, o leitor faz o texto tornar se mais conciso, faz daleitura um jogo de adivinhações, ler e faze perguntas ao texto considera o contexto e o eixo principal da leitura. O significado não esta no texto, nem na mente do leitor, inter relação entre leitor e texto. Autor e leitor são responsáveis pela construção do texto o processo ascendente e descendente são usado de maneira complementar, a dificuldade de compreensão deve se a inadequação entre o textoe o leitor. O autor deixa marcas formais no texto que são pista para o leitor refazer o trajeto da produção do texto e a construção dos sentidos. O leitor impõe ao autor informações relacionadas às suas crenças e opiniões. Ele se apropria das intenções do autor e constrói sentidos. O leitor ele percebe que há mais sentido para o texto, ele transforma sua leitura O mesmo leitor Le o mesmo texto demaneiras diferentes, em momentos e lugares diferentes, e o interpreta de maneiras diferentes.

2) proceda a um estudo constrastivo entre fabulas de Esopo, La Fontaine e monteiro lobato que abordem uma mesmo tema verificando semelhança e diferenças nos recursos utilizados pelos fabulista quando à estruturação das fabulas e sua função de transmitir uma verdade uma lição de vida.

Esopo,escravo grego que viveu no século VI antes de cristo. Tornou-se um fabulista muito conhecido, criando narrativas curtas protagonizadas por animais, com intuito de mostrar verdades e assim fazer criticas as pessoas e acontecimento de seu tempo.
La Fontaine autor de mais de 12 livros de fabulas centralizando os eventos em personagens, em geral animais antropomorfizados as fabulas teriam assim a funçãode formar, o juízo e os costumes tornando a criança capaz de grandes coisas além do ensinamento moral. La Fontaine ao recriar as fabula do grego Esopo nem sempre fez uso explicito da moralidade, mas no exemplo em questão colocou no final deixando bem nítida a lição a ser aprendida pelo leitor.
Monteiro Lobato que recriou as fabulas especificamente as de Esopo e de La Fontaine publicando as...
tracking img