Queimaduras - medicina - enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Não é difícil observarmos nos vários meios de comunicação e reportagens sobre vítimas de queimaduras proveniente de vários agentes causadores. A maioria dos acidentes atinge crianças e idosos devido a sua fragilidade ou comprometimento motor. E as causas são variadas como, por exemplo, calor, frio, descargas elétricas, seres vivos, produtos químicos, atrito com superfícies,agentes nucleares, e/ou exposição excessiva aos raios ultravioletas.
Esses acidentes, como qualquer outro, não escolhem suas vítimas, atingem qualquer indivíduo que se exponha aos agentes causadores. Porém, podemos tentar evitar o surgimento destes acidentes, considerando as informações que são editadas nos meios informativos, absorvendo conhecimentos do uso correto de produtos perigosos, mantendoas crianças distantes do fogo, seja no fogão, ou outros meios de calor ou frio, guardando os produtos químicos em local seguro. As informações estão ao alcance, devemos agora utiliza-las.

2. QUEIMADURAS
As queimaduras são lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem também ser provocadas pela electricidade, por contacto com certos produtos químicos, porradiações, fricção ou até por alguns animais e plantas.
Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico, químico ou biológico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas. A lesão varia em função da variação da temperatura e da duração da exposição ao agente causador.

3. CAUSAS
As causas seoriginam de agentes químicos, físicos e biológicos.
3.1 QUÍMICOS: ácidos, bases, produtos corrosivos, alvejante, soda caustica.
3.2 FÍSICOS: radiantes (luz solar, fonte nuclear); térmicos (calor em grau de perigo); elétricos (corrente elétrica baixa e alta).
3.3 BIOLÓGICOS: seres vivos (urtiga, água viva).

4. CLASSIFICAÇÃO QUANTO A GRAVIDADE
As queimaduras são classificadas quanto a suagravidade levando em consideração alguns pontos:
4.1 Profundidade:
1º Grau, 2º Grau, 3º Grau e 4° Grau

1º GRAU 2º GRAU 3º GRAU 4º GRAU
* 1º Grau: atinge a camada superficial da pele (epiderme).
Características: vermelhidão,inchaço, dor e não apresenta bolhas.

* 2º Grau: atinge as camadas da pele (epiderme e derme).
Características:vermelhidão, manchada ou de cor variável, inchaço, dor, descamação da pele, presença de bolhas de água (flictemas).

* 3º Grau: todas as camadas da pele são atingidas, e em alguns casos podendo chegar até o osso.
Características : ressecamento, pouca dor ou nenhuma, a pele fica branca ou necrosada.

* 4º Grau: Atinge os tecidos mais profundos como tendões, músculos e ossos.
Características:carbonização, exposição de tecidos profundos

4.2 Extensão: Superfície corporal queimada “SCQ”. Através do método da regra dos nove pode-se ter noção da gravidade da queimadura.

4.3 Localização: A área atingida como: mãos e pés, Face e Genitália, fazem com que as queimaduras tenham uma atenção especial por serem áreas delicadas e de retorno sanguíneo.

4.4 Idade: Crianças e idosos apresentam maiorgrau de complicação (devido, as vezes, a resistência orgânica).
4.5 Associações com outras lesões: Traumatismo na cabeça, na coluna cervical e fraturas, são fatores que agravam a situação das queimaduras por diminuírem a mobilidade do paciente.

4.6 Comprometimento de vias aéreas: Inalação de fumaça, queimadura no pescoço agravam o estado de saúde da vítima.

5. REGRA DOS NOVE
O importante naqueimadura não é o seu tipo e nem o seu grau, mas sim a extensão da pele queimada, ou seja, a área corporal atingida. A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo e proteção, evitando a penetração de microorganismos patogênicos. Deve-se também considerar a situação de risco em crianças.

Baixa: menos de 15% da superfície corporal...
tracking img