Calor e temperatrura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCAÇÃO E TEOLOGIA DO NORTE DO BRASIL-FACETEN
















ARTIGO CIENTÍFICO

























SÃO JOÃO DA BALIZA-RR
2010
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL¹

Maria da Paz Santana Silva²
Esdra Rosa de Sena Santos³

RESUMO

Este artigo tem como objetivo abordar saber a questão daimportância da leitura na sala de aula, para a formação e o desenvolvimento da aprendizagem no meio educacional, onde os educandos possam ser críticos e conscientes, fazendo do ato de ler, condição essencial na construção de sua cidadania. Este trabalho tem por base o resultado de uma pesquisa que buscou por meio de observação e questionário analisar e compreender o processo de incentivo a leitura, porparte do professor e da família, no ensino fundamental, na Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo no Município de São João da Baliza-RR, nas turmas de (6ª) sextas séries. E a partir dos resultados, propôs-se um trabalho enfatizando sobre a relevância da leitura no meio educacional, apontando os benefícios, como também as conseqüências da falta da mesma no processo do ensino-aprendizagem e osproblemas que se refletem no comportamento dos educandos.

Palavra-chave: Leitura. Aprendizagem. Alunos.

RESUMEN

Este artículo tiene por objeto abordar la cuestión de saber la importancia de la lectura en el aula, para la formación y el desarrollo del aprendizaje en el ámbito educativo donde los estudiantes pueden ser críticos y conscientes, por lo que el acto de leer, esencial en la construcciónde su ciudadanía. Este trabajo se basa en los resultados de un estudio que buscó a través de la observación y el cuestionario analizar y comprender el proceso de fomentar la lectura por parte del profesor y de la familia, en la primaria, en la escuela del estado Francisco Ricardo Macedo, en São João da Baliza-RR, en las clases de (6 º) sexto grado. Y a partir de los resultados, se propusotrabajar en destacar la importancia de la lectura en el ámbito educativo, señalando los beneficios, sino también las consecuencias de la falta de ella en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los problemas que se reflejan en el comportamiento de los estudiantes.

Palabra clave: Lectura. Aprendizaje. Estudiantes.
INTRODUCÃO

O presente artigo apresenta resultados referentes à observações equestionários direcionados a alunos da 6ª serie da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo no Município de São João da Baliza no Estado de Roraima. É uma análise do processo do incentivo e da importância da leitura na sala de aula, com alunos entre 10 e 11 anos. A pesquisa inicial parte do pressuposto que a leitura é a base do desenvolvimento da aprendizagem educacional do aluno, entendendo que sefaz necessário uma prática do ensino da leitura efetiva nas escolas.
O estudo está fundamentado nas observações e questionamentos, feitos com professores, pais e alunos, na disciplina de Língua Portuguesa, onde o objetivo proposto foi observar como se dava a pratica de leitura durante à aula, mas principalmente diagnosticar as dificuldades de incentivar e praticar leitura na sala de aulacom os alunos da 6ª série.
Para alcançar os objetivos proposto foi feito uma pesquisa bibliográfica que garantiu a avaliação qualitativa das observações e questionários feitos e das intervenções propostas durante o trabalho.
Com as observações foi possível verificar que o perfil da educadora atende as necessidades dos discentes, mas há um grande desinteresse por parte dos alunos, comotambém as condições oferecidas pela escola , para o trabalho não são adequados por falta de material de apoio e principalmente livros, faltando uma biblioteca enriquecida que possibilite uma aprendizagem adequada.




1. BREVE RELATO SOBRE A LEITURA

A historia da leitura se inicia com muita discriminação, só aos senhores Feudais era assegurado esse direito e aos outros era...
tracking img