Conceito de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Economia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí“regras da casa (lar).”
Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência estáintimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondosoluções para os problemas existentes.
A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir.Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc.
Conceitode Mercado
É o ambiente social ou virtual propicio a troca e venda de bens, mercadorias e serviços.
Economia Positiva
A economia positiva debruça-se sobre os aspetos de caráter objetivo da economia,descrevendo, analisando e relacionando fatos e fenômenos econômicos, buscando regras e leis que os expliquem e que permitam o estabelecimento de relações causa-efeito entre as variáveis econômicas.Economia Normativa
a economia normativa tem como incumbência o estabelecimento de regras para a atuação sobre variáveis econômicas de acordo com os juízos de valor pessoais e subjetivos da pessoa quedecide. Assim, esta vertente da economia preocupa-se com "aquilo que deve ser", e não com "aquilo que é ou poderia ser", como é o caso da economia positiva. Ao nível da economia normativa coloca-se aquestão de saber se é ou não desejável uma determinada política.
Microeconomia
Ciência que estuda setores isolados da economia, setores esses que não venham a ganhar grandes dimensões, ou...
tracking img