Queimadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEIMADURAS



Queimaduras
As queimaduras são lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem também ser provocadas pela eletricidade, por contato com certosprodutos químicos, por radiações, ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções. As queimaduras são classificadas de acordo com a extensão e profundidade da lesão. Agravidade depende mais da extensão do que da profundidade. Uma queimadura de primeiro ou segundo grau em todo o corpo é mais grave do que uma queimadura de terceiro grau de pequena extensão. Saberdiferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam efetuados corretamente.
Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele(epiderme). Caracteriza-se por ser uma queimadura não exudativa, dolorosa, mas que regride em poucos dias. Como exemplo tem-se a queimadura solar.
Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda,causa bolhas (Flictenas) e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.
Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos eossos. Os tecidos ficam negros e sem vida (Necrose), não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceirograu haverá queimaduras de primeiro e segundo grau
Deve-se a seguir avaliar a lesão e tentar classificar a queimadura.
1º GRAU: após lavar o local, colocar compressas frias para diminuir a dor e oedema. Aplicar pomadas ou cremes de corticóides leves 3x ao dia por 3 a 5 dias. Observar se não aparecem bolhas posteriormente. Caso isso ocorra, passe a seguir as orientações da queimadura de segundograu.
2º GRAU: após os cuidados iniciais, cobrir as bolhas com gaze e vaselina líquida estéril, mantendo curativos diários até a total cicatrização. Observar sinais de possível infecção local como...
tracking img