Queimadas e desmatamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O governo brasileiro nas negociações sobre o clima tem desempenhado um papel importante para superar impasses e fazer com que os principais emissores históricos assumam responsabilidades diante dacomunidade internacional. O Brasil foi também o autor da proposta que levou à incorporação do MDL ao Protocolo de Quioto. No entanto, seu posicionamento frente à inclusão das florestas no MDLdesagrada muitos setores e deve ser repensado. O país pode estar deixando de colaborar na luta global pela redução da emissão de GEE.
Por mais que se pretenda ou que se afirme o contrário, o veto específicoa projetos com florestas no MDL desconsidera a importância fundamental que elas têm para o equilíbrio climático, seja no que se refere à sua capacidade de seqüestro de carbono, seja quanto aosignificativo volume de emissões oriundas dos desmatamentos e queimadas, e seu potencial para emissões futuras.
O caso do Brasil é emblemático: promove mais de 5% das emissões mundiais, sendo que doisterços delas são oriundas do setor florestal. Se o país pudesse implementar programas para proteger florestas ameaçadas por desmatamento, poderia contribuir consistentemente para a redução de emissões,além de investir no manejo sustentável dos recursos florestais, conservando a natureza e viabilizando o desenvolvimento econômico para as populações que vivem nas florestas (IPAM, 2000).
Aviabilidade de longo prazo do Protocolo de Quioto depende de um amplo acordo baseado em concessões mútuas das diferentes partes durante as futuras negociações, no intuito de estabelecer critériosinternacionais para os diferentes projetos sob o MDL. O Brasil pode ter um papel chave nestas negociações caso abandone a posição defensiva, produto do temor de não poder controlar o desmatamento na Amazônia, eassuma uma posição de liderança, que facilite o diálogo entre os países. A partir daí, poderá haver espaço para que as florestas tropicais sirvam também como meio de mitigação do aquecimento...
tracking img