Quebrando o tabu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O filme inicia através de uma linha do tempo representando o surgimento da maconha. É um documentário que aborda o tema “drogas”, mas não é parcial e defende a descriminalização da maconha. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o protagonista, que viaja o mundo sendo entrevistado e entrevistando pessoas.



Quebrando o tabu e os capítulos III e IV do Livro introdução aoestudo do direito


O filme é um documentário onde oex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o protagonista, que viaja o mundo entrevistandoesendo entrevistado por diversas pessoas, FHC diz que tem estudado o tema da maconha, mas não parece ter muita idéia do que está falando. Ele confessa, no início do documentário, que errou em sua política de drogas quando foi presidente.
As entrevistassãofeitas a pequenos traficantes de drogas presos, viciados e ex-viciados, o Doutor Dráuzio Varella, Paulo Coelho, um empresário americano que perdeu a filha, morta de overdose, e principalmente ex-presidentes como os americanos Clinton e Jimmy Carter, o colombiano César Gaviria e o mexicano Ernesto Zedillo, além do escritor Paulo Coelho e do Ator mexicano Gael García Bernal.
Falam mais livrementedo tema, defendendo uma descriminalização do uso de todas as drogas, como acontece agora em Portugal, ou somente da maconha. Os ex-presidentes, assim como Fernando Henrique, possuem uma maior liberdade para falar, uma vez que não estão mais em ação como comandantes de um Estado.
No transcorrer do filme nota-se o processo adaptativo externo do usuário de drogas licitas e ilícitas ao meio ondevive, o comportamento muda de acordo com a repressão ou o liberalismo. Já a adaptação interna, é potencializada de acordo com o tipo de droga usada, e a forma com que se usa tal como é exposto no documentário.
Na década desessenta, os EUA declararam guerra às drogas, seus políticos conservadores, diretamente incomodados com a onda libertadora dos movimentos jovens, com oshippiese sua busca de umaalteração da consciência, criaram uma política de tolerância zero, transformaram as drogas, que sempre estiveram presentes ao longo de toda a história da humanidade, em um problema policial. Esta política se espalhou pelo mundo, criando um vínculo direto entre o tráfico de drogas e o tráfico de armas, que interessa fortemente aos Estados Unidos e sua indústria de armas. Trazendo com isso uma relaçãoentre a sociedade mundial e o Direito em si, apoiando a criação de leis internacionais, forçando os povosa se adaptaremaos novos padrões decomportamento de convivência no que tange ao assunto “Drogas”.
Após mais de cinquenta anos desta política que criminaliza as drogas e seu uso, após milhares de mortes que aconteceram diretamente ligadas a esta guerra, está provado que ela jamais será vencida.Assim, o documentário defende que novas alternativas sejam criadas, como por exemplo, a migração das drogas de um problema policial para uma questão de saúde pública. Como processo de adaptação social o Direito exige uma equação social. Para o homem e para a sociedade, as pessoas devem ser conscientizadas do mal causado pelas drogas, tendo a possibilidade de escolher entre usar e não usar, mas odrogado deve ser visto então como alguém que precisa de tratamento, e não um criminoso, passível de cadeia. Paulo Coelho diz que em sua juventude, usar drogas era mesmo uma questão política, uma atitude de rebeldia contra o sistema, mas se diz escandalizado com a desinformação causada pelas campanhas antidrogas, que ao invés de conscientizar as pessoas do problema, procuram amedrontá-las,produzindo ignorância.
Com a criação do Direito pela sociedade, essa por sua vez submeteu-se a seus efeitos, levaram-se anos para perceber que tal politica referente à droga estava errada, teve que passar por um processo de assimilação e, posteriormente, de adequação de atitudes.
O Dr. Dráuzio Varella, diz que o combate ao crack é uma amostra impressionante do fracasso desta guerra às drogas,...
tracking img