Que valor tem o “velho testamento”?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Que valor tem o
“Velho Testamento”?

Nesta série:

Será que o “Velho Testamento” ainda é importante?
“Escritas para a nossa instrução”

“Escritas para a nossa instrução”

“DE SE fazer muitos livros não há fim.” (Eclesiastes 12:12) A grande quantidade de matéria impressa atualmente disponível torna essas palavras tão verdadeiras hoje como quando foram escritas. Então, como umleitor seletivo pode decidir o que merece atenção?

Ao decidirem se vão ler um livro, muitas pessoas querem alguma informação sobre o autor. Os editores talvez insiram um pequeno parágrafo, mencionando onde o autor nasceu, suas credenciais acadêmicas e uma lista de suas obras já publicadas. Que a identidade do escritor é importante pode ser visto pelo fato de que, em séculos passados, escritorasmuitas vezes usavam um pseudônimo masculino para que possíveis leitores não julgassem o livro inferior só porque foi escrito por uma mulher.

Infelizmente, como mencionado no artigo anterior, alguns rejeitam as Escrituras Hebraicas por crerem que o Deus retratado nelas é uma deidade cruel que destruía os inimigos sem piedade.* Vejamos o que as próprias Escrituras Hebraicas e as Escrituras GregasCristãs nos dizem sobre o Autor da Bíblia.
Sobre o autor

De acordo com as Escrituras Hebraicas, Deus disse à nação de Israel: “Eu sou Jeová; não mudei.” (Malaquias 3:6) Uns 500 anos mais tarde, o escritor bíblico Tiago escreveu sobre Deus: “Com [ele] não há variação da virada da sombra.” (Tiago 1:17) Então, por que algumas pessoas acham que o Deus das Escrituras Hebraicas é diferente do Deusdas Escrituras Gregas Cristãs?

A resposta é que diferentes aspectos da personalidade de Deus são revelados em diferentes partes da Bíblia. Só no livro de Gênesis, ele é descrito como se sentindo “magoado no coração”, como “Produtor do céu e da terra” e como “o Juiz de toda a terra”. (Gênesis 6:6; 14:22; 18:25) Será que essas descrições diferentes se referem ao mesmo Deus? Com certeza.

Parailustrar: Um juiz local talvez seja mais bem conhecido pelos que já foram julgados por ele como alguém firme em aplicar a lei. Seus filhos, por outro lado, talvez o vejam como o pai amoroso e generoso que é. Seus amigos achegados talvez o considerem um homem acessível e com senso de humor. O juiz, o pai e o amigo são todos a mesma pessoa. O que acontece é que vários aspectos de sua personalidadetornam-se evidentes em circunstâncias diferentes.
1. Homem agindo como juiz; 2. O mesmo homem agindo como pai amoroso

Um homem pode ser conhecido como juiz firme, como pai amoroso e como amigo

Da mesma forma, as Escrituras Hebraicas descrevem Jeová como “Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade”. Mas elas também dizem que ele “de modo algumisentará da punição”. (Êxodo 34:6, 7) Esses dois aspectos refletem o significado do nome de Deus. “Jeová” literalmente significa “Ele Causa que Venha a Ser”, ou seja, Deus se torna o que for preciso para cumprir suas promessas. (Êxodo 3:13-15) Mas ele continua sendo o mesmo Deus. Jesus disse: “Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” — Marcos 12:29.
Será que as Escrituras Hebraicas foram substituídas?Hoje em dia, é comum substituir livros escolares quando surgem novas pesquisas ou opiniões. Será que foi isso que aconteceu com as Escrituras Hebraicas, ou seja, foram substituídas pelas Escrituras Gregas Cristãs? Não.

Se Jesus quisesse que a história de seu ministério e os escritos de seus discípulos substituíssem as Escrituras Hebraicas, com certeza teria indicado isso. Mas o relato de Lucasdiz a respeito de Jesus pouco antes de ele subir ao céu: ‘Principiando por Moisés e por todos os Profetas (nas Escrituras Hebraicas), interpretou (a dois de seus discípulos) em todas as Escrituras as coisas referentes a si mesmo.’ Mais tarde, Jesus apareceu aos apóstolos fiéis e a outras pessoas. O relato continua: “Disse-lhes então: ‘Estas são as minhas palavras que vos falei enquanto ainda...
tracking img