Que planeta queremos deixar para as futuras gerações?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando falo de geração futura, logo penso em meus filhos e netos. Mas, sei que não serão apenas eles. Serão os seus filhos e os seus netos também.
Quando se fala em gerações futuras devemos nosquestionar: É justo destruirmos o que não nos pertence? O que tomamos emprestado de outras gerações, como os nossos avós, pais? Você acha que se naquela época, existissem as tais tecnologias de"desenvolvimento" de hoje, chegariamos a conhecer a natureza? Afinal, ainda podemos senti-la. Vê-la. Tocá-la. Mas até quando?
Nossa terra não merecia ser tratada da forma como vem sendo tratada:desmatamentos, poluições diversas, queimadas, caças e muitas outras formas de deteriorização da natureza provocadas pelo homem, o ser pensante. E o resultado disso é o aquecimento global, alterações climáticasdiversificadas, fenomênos estranhos, desaparecimento de espécies, e etc... Estamos falando o tempo inteiro dos nossos direitos, mas e os nossos deveres como cidadãos? A preservação do meio ambiente é umato de cidadania e dever de todos.
Tenho pensado muito sobre tais questões, e o princípio de tudo já está sendo feito ao pensar. É preciso um pensar global, e um agir local. O momento atual exigetambém ação, mesmo que simples no dia-a-dia. Precisamos fazer algo urgente, nossa geração tem obrigação de uma atitude de cuidado, zelo, dedicação com toda vida existente.
Acredito que precisamosestar vinculados a comunidade. Enquanto estivermos fechados no nosso próprio mundo, ligados apenas aos nossos próprios interesses, não vamos chegar a lugar algum. Precisamos usar o nosso bom senso nodia-a-dia, a nossa ética, que vem da nossa moral e dos nossos costumes. Podemos usar a nossa extraordinária capacidade de pensar para mudarmos essa ética capitalista, utilitarista, materialista emilitarista, pois elas só servem para animalizar o ser humano, fazendo-o seguir seus impulsos e deixando de lado sua razão. Podemos nos reeducar para imprirmos um novo sentido a nossa existência....
tracking img