Que os sentimentos vis sucumbam frente ao amor que alimenta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A bruxa e semi-deusa Medéia descobre que seu amado Jasão, guerreiro mortal, abandonou-a para se casar com outra, e jura vingança. A bruxa mata a amante do marido, e Jasão, antevendo o que poderiaacontecer, corre para a casa de Medéia à procura de seus filhos. Porém chega tarde demais: Jasão encontra seus filhos mortos, a golpes de faca, pelas mãos de sua própria mãe, ao tempo em que Medéiafugia. Não poderia ter havido vingança maior do que tirar do homem sua descendência”.
No ano de 431 antes de Cristo, Eurípedes, dramaturgo grego, escrevia a história de Jasão e Medéia. A história narradarepresenta com propriedade o que modernamente é conhecido como Alienação Parental, embora com as fortes tintas das histórias da mitologia grega.
A Alienação Parental, em uma visão simplificada, sedá quando o pai ou mãe que ficou com a guarda do filho suprime dele o direito de conviver com a criança. Os motivos mais comuns para esse comportamento são ciúmes, desejo de vingança e até mesmocobrança de pensão alimentícia. Nesse ponto vale lembrar que as crianças têm direito ao convívio com o pai ou mãe afastado, independentemente dele estar cumprindo com a obrigação alimentar – o que muitosnão entendem, e acabam por prejudicar os filhos com o afastamento do não-guardião.
Inúmeras são as maneiras encontradas pelo alienante para separar os filhos do ex-cônjuge. O guardião, muitas vezes,desmoraliza o outro genitor, manipula, cria obstáculos aos encontros, omite informações importantes sobre o desenvolvimento da criança.
Advém daí o distanciamento inevitável entre os filhos e onão-guardião, e em contrapartida o apego excessivo e exclusivo do filho em relação ao cônjuge guardião, acarretando à criança o que atualmente se denomina “Síndrome da Alienação Parental” – nome dado àsseqüelas emocionais e comportamentais de que vem a padecer a criança vítima daquele alijamento. Nasce no infante um sentimento de rejeição a um dos genitores, que se cristaliza no decorrer dos anos,...
tracking img