Quatão ambiental no brasil

1029 palavras 5 páginas
A Questão Ambiental no Brasil Ao realizar um estudo sobre as questões ambientais no Brasil, primeiramente faz- se necessário construir um panorama histórico sobre a produção do espaço pelo homem, uma vez que os problemas ambientais foram se acumulando na medida em que o homem foi construindo e organizando seu espaço. Nesta construção o homem deixou marcas na natureza e estas marcas são evidentes no quadro atual, não só no Brasil, mas em todo o planeta.
Milton Santos (2000) acredita que o homem cada vez mais em sua necessidade de sobrevivência cria novas necessidades de consumo que são feitos através da retirada da matéria prima da natureza. Assim o consumo desenfreado, faz com que a questão ambiental se torne um verdadeiro problema para a sobrevivência humana.
Neste contexto cabe ressaltar que a sociedade desde os seus primórdios, como qualquer outra espécie habitante no planeta, interage com o ambiente à sua volta, modificando-o e transformando-o de acordo com as suas necessidades.
Dentro dessa sociedade a natureza é considerada um recurso natural de apropriação que é transformado e explorado pelo homem. Dessa forma a cobiça pela ascensão material através do lucro obtido pela comercialização da natureza vem causando sérios desequilíbrios brutais o ecossistema planetário. Desta forma a natureza demorou bilhões de anos para se formar é rapidamente agredida irracionalmente pelo homem no decorrer de sua história. O homem se julga o dominador do mundo, neste pensamento visando seu bem estar, ele pode devastar florestas, destruir a fauna, flora, poluir os rios, o ar etc. Diante desse sentimento de superioridade do homem em relação à natureza.
Diante dessa imensa crise ambiental, percebe-se que esta relação deve ser modificada, passando de exploradora para harmônica. Cabe salientar, sobretudo o contexto de desequilíbrios ambientais ocorridos durante o desenvolvimento do Brasil que desde o início de seu povoamento vem sendo altamente explorado por seus

Relacionados

  • A construção do saber
    28463 palavras | 114 páginas