Quartel do derb

2811 palavras 12 páginas
Quartel General da Polícia Militar – Quartel do Derby

Grupo: Maria Duarte Marília Freire Natalia Lima
Turma: SV

Recife, 23 de Abril de 2013
INTRODUÇÃO

A primeira construção situada no bairro do Derby foi a Sociedade Hípica Derby Club, construída em 1888. Após sua desativação, Delmiro Gouveia transformou o local no Mercado Modelo Coelho Cintra, em 1899. Em 1900 o mercado foi incendiado por motivos políticos e em 1924 foi reconstruído para dar lugar ao Quartel General da Polícia Militar.
O modelo arquitetônico vigente na época de sua construção foi o Eclético, onde se misturavam os estilos arquitetônicos antigos para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. As características do Quartel demonstram sua semelhança com o Neoclássico e o Renascentismo.
Com o objetivo de detalhar as características arquitetônicas do Quartel do Derby, este relatório traz um resumo sobre o contexto histórico no qual o prédio foi construído, os motivos de sua destruição e sua posterior reconstrução.

HISTÓRIA

1. Sociedade Hípica Derby Club

O bairro do Derby era parte das terras dotadas a Henrique Dias, como recompensa por sua participação na luta contra os holandeses. Conhecida como Estância de Henrique Dias, se estendia desde o Derby até ao atual bairro da Estância. Iniciou sua formação no final do século XIX, em 1888 foi construída uma pista de cavalos, com arquibancada, nomeada de Sociedade Hípica Derby Club, tendo como empreendedor um inglês criador de cavalos. Essa pista foi integrada a dois hipódromos já existentes, o Hipódromo da Madalena e o Hipódromo do Prado, como se pode observar na figura 01. A partir daí, o bairro passou a ser conhecido com Derby.

Figura
Desenho do Parque do Derby. Fonte: Revista de Pernambuco, agosto de 1925.

A população do local utilizava o Hipódromo para, além da

Relacionados

  • historia
    10781 palavras | 44 páginas
  • A obra completa de orumila
    71451 palavras | 286 páginas