Quaresma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tempo da Quaresma
Antes da Páscoa, a Igreja convida-nos a prepararmos durante a Quaresma, tempo «forte» de conversão, a renunciar a todo o mal e a viver como cristãos felizes.

Evangelho (Lc4,1-13)
Quaresma: A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa principal do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo,comemorada no famoso Domingo de Páscoa.Começa com a quarta-feira de cinzas e se estende até o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Sendo tempo de penitência e conversão, a Igreja se exercita demaneira especial no jejum, esmola e oração; nesse período omite-se o canto do glória na eucaristia. É a preparação para a Páscoa do Senhor. Os quarenta dias da quaresma lembram a caminhada de quarenta anosdo povo de Deus no deserto. A cor usada é a Roxa as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitência e conversão próprio deste tempo como no tempo do Natal, a cor rosa pode ser usada no quarto domingoda quaresma, representando tristeza. O ponto alto desse tempo é a Semana Santa.
Os Domingos da Quaresma, começam no Domingo a seguirão Carnaval, ou seja, 6 Domingos antes do Domingo de Páscoa,epreparam-nos para esta Solenidade.

Partes da Páscoa: A primeira parte da Páscoa começará pela Quaresma, cujo espiritualidade tem como foco a Penitência e Conversão . O ensinamento estará voltado paraa Misericórdia de Deus. A segunda parte diz respeito à Páscoa propriamente dita. A Alegria de Cristo Ressuscitado constitui a espiritualidade da Páscoa. Tem-se como ensinamento a Ressurreição e vidaeterna e a cor usada é a branca.

Como viver a Quaresma
1. Arrependendo-me de meus pecados e confessando-me.
Pensar em quê ofendi a Deus, Nosso Senhor, se me dói tê-lo ofendido, se estourealmente arrependido. Este é um bom momento do ano para realizar uma confissão preparada e de coração. Revise os mandamentos de Deus e da Igreja para poder fazer uma boa confissão. Sirva-se de um livro...
tracking img