Quando nos exercitamos as estruturas org nicas mudam

4476 palavras 18 páginas
Quando nos exercitamos as estruturas orgânicas mudam, a anatomia muda (mais massa muscular, coração hipertrofiado/dilatado), há um conjunto de alterações estruturais a que correspondem variações da função. O organismo muda anatomi-camente, para que a função fique com uma capacidade maior. A mudança é então simultaneamente anatómica e funcional.
Pode acontecer que:
 a mudança anatómica corresponda a uma mudança funcional de acor-do com aquilo que se deseja;
 mude a anatomia demasiado, sem que signifique melhoria da função;
O exercício faz mudar as estruturas orgânicas para que a função se adeque à necessidade do indivíduo.Resposta aguda, adaptação crónica Estas mudanças ocorrem quando um indivíduo é submetido de uma maneira aguda ou de uma maneira crónica a episódios de exercício. - Maneira aguda significa que quando estamos em repouso e nos exercitamos o organismo muda, quando damos uma corrida chegamos ao fim com taquicardia, tensão arterial fica mais elevada, temperatura corporal sobe, ocorrem modificações dos parâmetros bioquímicos, esta é uma resposta aguda ao exercício. Aquilo que aparece como o exercício agudo, eu considero que é a resposta aguda ao exercício.
- A resposta crónica é aquela que um indivíduo que faz muitas vezes exercí-cio vai ter, a qual vai ser diferente daquele que não faz muitas vezes. É uma respos-ta adaptativa. A repetição do exercício é o treino, ao treinar muda a anatomia, para se ter uma função mais adequada ao próximo exercício, daí considerar que não há uma resposta crónica ao exercício, o que há é uma adaptação crónica ao exercício. Este é o conceito fisiológico de adaptação, de mudança adequada àquilo que indu-ziu a mudança. O treino é a repetição de um determinado gesto e prepara o orga-nismo para esse gesto e não para outro gesto. A resposta aguda ao exercício de um indivíduo treinado, adaptado, é igual à de um sedentário em termos qualitativos, muda é a quantidade da variação. Se um indivíduo sedentário fizer uma volta a um

Relacionados

  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas
  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Manual de biologia
    93740 palavras | 375 páginas