Quando??como??

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRANGEIRISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Daniele Freitas Ulguim


RESUMO

O uso dos estrangeirismos tornou-se comum na língua portuguesa trazendo novos vocábulos, assim como a influência da globalização, ideologia e o multiculturalismo para novas discussões. O português recebe vocábulos como resultado das relações políticas, culturais e comerciais com outros países. Oinglês fornece vasta nomenclatura, demonstrando que o processo lingüístico está relacionado com a história sócio-político-cultural de um povo.
Palavras-chave: Língua portuguesa; Estrangeirismos; Globalização.

INTRODUÇÃO

O uso de estrangeirismos no Brasil tem sido fonte de muitas discussões nos últimos anos. Além disso, essas discussões, não se dão apenas entre os lingüistas, mas acabampor se tornarem um problema público, político, sendo criado até mesmo um projeto de lei que o proíbe.
O projeto de lei nº 1676/99 criado pelo deputado Aldo Rebelo proíbe o uso de qualquer expressão ou palavra de origem estrangeira. E para argumentar a favor declarou que essa lei viria á promover, defender o uso da língua portuguesa. Pois, ela representa a nossa identidade nacional, isto é, o quecaracteriza o cidadão como cidadão brasileiro. Indica a Lei:

A língua portuguesa é um dos elementos de integração nacional brasileira, concorrendo, juntamente com outros fatores, para a definição da soberania do Brasil como nação. [...] Os meios de comunicação de massa e as instituições de ensino deverão, na forma desta lei, participar ativamente da realização prática [desse objetivo](Brasil, 1999, p. 1-2).

Todavia, estrangeirismo é uma constante nos processos culturais em todo o mundo a análise do papel da aquisição de empréstimos lingüísticos permeia os processos de colonização e as migrações, numa miscigenação cultural que se processa geralmente sem a voluntariedade de mudanças na vida social, por parte dos moradores de um local.
As manifestações culturais dominantesreceberam, durante séculos, contribuições de outros povos, da importação de objetos, da utilização constante de termos associados a ações ou a expressões estrangeiras. Não há, entretanto, uma uniformidade em relação a se quantificar essa prática.
Se entre duas línguas, entre povos diferentes, ocorre imposição de um determinado termo, a coexistência entre ambas acaba por modelar o léxico dalíngua receptora. Há nesse caso um recorte analógico do mundo objetivo, inserindo-se num determinado contexto traços da língua-fonte, mesmo que esse traço não seja espacial, mas apenas lingüístico. Essa ascendência de uma nação sobre a outra, caracterizadora do empréstimo, deixa marcas na língua, de modo que se promova uma conexão entre identidades culturais distintas, entre indivíduos e estruturassociais, sob forte influência da base material da sociedade – muitas vezes até associadas ao poder político e econômico.
Há de se considerar que os conceitos de regionalismo e de nacionalismo perdem a relação territorial principalmente pela adoção indiscriminada de termos estrangeiros, provenientes da cultura difundida pela mídia.

LINGÜÍSTICA E ESTRANGEIRISMOS

Um empréstimo representageneralizadamente a utilização de algo que pertença a outro individuo. Uma unidade lexical estrangeira, ao integrar a língua nacional, representa um empréstimo lingüístico. A esse neologismo intitula-se estrangeirismo. À medida que passa a fazer parte da língua nacional, não mais sendo considerado estranho esse empréstimo passa a constar, inclusive, nos dicionários. Para Garcez e Zilles:Estrangeirismo é o emprego, na língua de uma comunidade, de elementos oriundos de outras línguas. No caso brasileiro, posto simplesmente seria o uso de palavras e expressões estrangeiras no português. Trata-se de fenômeno constante no contato entre comunidades lingüísticas, também chamado de empréstimo. A noção de estrangeirismo, contudo, confere ao empréstimo uma suspeita de identidade...
tracking img