Qualquer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sírios e os Libaneses no Brasil 
De acordo com o autor, os primeiros imigrantes do Oriente Médio (Líbano, Síria e Palestina) que chegaram no Brasil, vieram fugidos da política, da prepotênciaotomana, da perseguição religiosa e da exploração fiscal dos turcos. Aqui chegando, foram chamados de turcos.

Os primeiros que vieram escreveram aos seus parentes contando da liberdade que gozavam edas oportunidades de trabalho. Muitos outros, atraídos pelos relatos também vieram. Assim formaram-se núcleos de “turcos” no Rio de Janeiro, São Paulo e Santos. Mais tarde, foram reconhecidos como a“laboriosa colônia syria”, composta de sírios, libaneses e palestinos.

Nos últimos anos (mais ou menos 1949), como consequência dos tratados políticos de após-guerra, justos ou unilaterais, negociadosou impostos, e por conveniência da documentação internacional, como passaportes, registros etc., uma grande parte da numerosa e “laboriosa colônia syria”, firmou-se como grupo político destacado.Neste grupo destacaram-se sírios, libaneses e palestinos. Esta divisão política não marca, necessariamente, uma divisão de raça, língua e religião, pois a língua da Síria, Líbano e Palestina é a árabe eas três grandes religiões - judaismo, cristianismo e islamismo são as religiões dos três grupos.

Causas da Emigração: Por que os sírios e libaneses emigraram? 
Emigraram movidos pelo espírito deaventura, o que parece ser um instinto da raça herdado tanto dos fenícios quanto dos árabes. O comércio foi um outro fator que levou sírios e libaneses a deixarem seus países, vislumbrando com estaatividade a possibilidade de fazer fortuna e retornar ao seu país.

O contínuo crescimento da população foi outro fator para que sírios e libaneses deixassem o seu país. Um país essencialmente agrícolae com uma geografia árida em sua maior parte, como a Síria e o Líbano, não pode sustentar mais do que um certo número de habitantes.

Uma terceira causa de emigração foi a opressão política e...
tracking img