Qualidades do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADES DO ADMINISTRADOR NO MODELO ATUAL DE GESTÃO DE PESSOAS

Nesse artigo, o enfoque é dado para a questão das qualidades exigidas contemporaneamente para o papel do administrador. O direcionamento dado à pesquisa trata de forma mais evidenciada sobre a Gestão por Competência, considerando-se a relevância que esse tema tem apresentado na discussão acerca do papel do administrador naatualidade. Com base em um suporte literário consistente e substancial, pôde-se elencar várias considerações acerca desse modelo de gestão e particularmente as qualidades necessárias para que o administrador nos tempos atuais possa atuar com desenvoltura e desempenho, tornando-se, ao mesmo tempo, um forte diferencial competitivo para o alcance dos objetivos organizacionais.

Introdução

Uma dasfunções primordiais de um administrador diz respeito ao gerenciamento e liderança de pessoas. Esta atividade envolve aspectos relacionados com diversas áreas do conhecimento, como competências, capacidade de agregar pessoas em torno dos objetivos delineados pelas organizações, sensibilidade para obter a cooperação e o comprometimento de seus subordinados na consecução daquilo que foi planejado, entreoutros.

As habilidades em administrar pessoas são vistas como um conjunto de competências e conhecimentos que podem ser inatos, aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados, tal qual apregoam as teorias que tratam da temática. Porém, esse conjunto deve ser incrementado com a apropriação de teorias administrativas que possam favorecer o bom desempenho da gestão.

Na contemporaneidade, percebe-seque a Gestão de Pessoas passou a ser um importante foco diferencial para a obtenção de resultados pelas empresas, configurando-se, inclusive, como um diferencial competitivo para estas, já que as atitudes de um líder influem no desenvolvimento e crescimento da organização.

Atualmente, uma das propostas que mais tem sido evidenciada é o da Gestão por Competências, isso porque, no ambienteorganizacional moderno, já não se concebe a idéia de se ter vários tipos de liderança - como um líder autocrático (que detém o poder supremo) e coercitivo (Ato de coagir; repressão) ou um líder democrático, por exemplo - o que leva a uma discussão acerca dos novos modelos de liderança exigidos pelas organizações.

Com base nesses pressupostos iniciais, verifica-se o interesse pelo tema ora abordado, namedida em que a discussão que se promove nesta pesquisa perpassa por vários contextos no que diz respeito às qualidades do administrador no momento atual, mas principalmente evidenciando a Gestão por Competências.

Para tanto, traçou-se o objetivo geral da pesquisa, que consiste em apresentar elementos literários que comprovem e/ou reforcem a concepção sobre o a qualidade do administradorexigida no contexto de gestão atual, com enfoque para a Gestão de Competências.

Para o alcance desses objetivos, estruturou-se a metodologia da pesquisa como sendo de cunho essencialmente bibliográfico, justificado pelo fato de existirem inúmeras obras sobre o assunto, o que permite uma discussão mais substancial e consistente sobre o direcionamento da pesquisa.

1 A ÓTICA CONTEMPORÂNEA SOBRE OPAPEL DO ADMINISTRADOR

A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. Os nomes – departamento de pessoal, relações industriais, recursos humanos, desenvolvimento de talentos, capital humano ou intelectual – sãoutilizados para descrever a unidade, o departamento ou a equipe relacionada com a gestão das pessoas (CHIAVENATO, 1999).

Ainda segundo o autor citado, o contexto de Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais, assim como as organizações dependem direta e irremediavelmente das...
tracking img