Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de Vida no Trabalho

A Qualidade de Vida no Trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. O trabalho, no decorrer da história, foi ocupando a maior parte do tempodo ser humano, que no início era só para suprir as necessidades básicas de subsistência e que após a Revolução Industrial passa a ser o ponto central da vida do homem.
O homem passa a maior parte doseu tempo em seu local de trabalho, dedicando sua força, energia e esforço para as organizações. Disponibilizando maior parte do seu tempo ao trabalho e não para sua família e amigos.
Mesmo quando ohomem tenta se desligar do trabalho não estando no local, a vida dele gira em função do trabalho, pois está sempre presente, tanto no local quanto fora do local de trabalho.
A idéia de Qualidade deVida no Trabalho baseia-se em uma visão integral de pessoas, que é o chamado enfoque biopsicossocial. O enfoque biopsicossocial origina-se da medicina psicossomática, que propõem a visão integrada, ouholística, do ser humano.
Segundo esse enfoque, saúde não é apenas ausência de doenças, mas também o completo bem-estar biológico, psicológico e social. Esta definição, adotada pela OrganizaçãoMundial de Saúde em 1986, abre espaço significativo para a compreensão e administração de fatores psicossociais na vida moderna, especialmente no ambiente de trabalho. Um desses fatores é o stress.
Asteorias convencionais da motivação preocupam-se predominantemente com a satisfação das pessoas, sem abordar explicitamente o stress. No entanto, a correlação entre stress e trabalho é evidente. O stressdepende da capacidade de adaptação, que envolve o equilíbrio entre a exigência que a tarefa faz e a quem a realiza e a capacidade da pessoa que a realiza. Equilíbrio produz bem-estar. Sem equilíbrio,resultam diferentes graus de incerteza, conflito e sensação de desamparo.
O equilíbrio, ou desequilíbrio, pode ser produzido não apenas pela tarefa, mas também pela conjuntura. Uma situação de...
tracking img