QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO





Trabalho apresentado à disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho, ministrada pela professora Lorena Belchior, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Psicologia, da Faculdade Alves Faria.








Introdução

O termo Qualidade de Vida noTrabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. O conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Atualmente, o conceito de QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho.
Este trabalho tem como objetivoapresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho nas organizações. Assim percebe-se a importância de fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, entre outros.














Qualidade de Vida no Trabalho

A QVT tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e do grau de satisfação daspessoas que desempenham o trabalho. O conceito de QVT implica um profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.
A competividade organizacional passa obrigatoriamente pelas QVT. A organizaçãoque investe diretamente no funcionário está na realidade investindo indiretamente no cliente. A QVT representa em que grau os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização.
A QVT envolve uma série de fatores:
A satisfação com o trabalho executado
As possibilidades de futuro na organização
O reconhecimento pelos resultadosalcançados
O salário recebido
Os benefícios auferidos
O relacionamento humano dentro do grupo e da organização
O ambiente psicológico e físico de trabalho
A liberdade e responsabilidade de decidir
As possibilidades de participar
A QVT afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: a motivação para o trabalho, adaptabilidade amudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudanças.

Modelos de QVT
O desempenho no cargo e o clima organizacional representam fatores importantes na determinação da QVT. Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o individuo tenderá a aumentar suas contribuições a elevar suas oportunidades de êxitopsicológico.
Para demonstrar os fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho foram desenvolvidos modelos de indicadores de qualidade de vida. Diversos estudiosos ao longo dos anos, entre eles Nadler e Lawler, Walton, Hackman e Oldhan, criaram uma espécie de indicadores mostrando os fatores que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores.

Modelo de QVT de Nadler e Lawler
Chiavenato (1999)descreve que para Nadler e Lawler, a QVT está fundamentada em quatro aspectos:
• Participação dos funcionários nas decisões.
• Reestruturação do trabalho através do enriquecimento das tarefas e de grupos autônomos de trabalho.
• Inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional.
• Melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas, horáriode trabalho etc.
Estes aspectos demonstram que o ser humano passa a ser parte integrante das organizações e mostra a evolução da importância dos mesmos.

Modelo de QVT de Hackman e Oldhan

Para Hackman e Oldhan, as dimensões do cargo são fundamentais na QVT, estes aspectos produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam diretamente a...
tracking img